Micro Machines Turbo Tournament 96 (Sega Mega Drive)

A saga Micro Machines, apesar de ter tido um início de vida conturbado na NES, com um lançamento não oficial que gerou alguma polémica nos Estados Unidos, foi na Europa e nas 16bit que a série viu mais sucesso. Só a Mega Drive recebeu 4 jogos diferentes, alguns exclusivos em solo europeu, como é o caso deste Turbo Tournament 96. Mas na verdade este Turbo Tournament 96 não é um jogo inteiramente novo, mas uma versão melhorada do Micro Machines 2: Turbo Tournament. Aqui temos novas pistas, outras pistas actualizadas, novos modos de jogo e um editor de pistas que anteriormente só estava disponível na versão MS-DOS do Micro Machines 2. O meu exemplar veio do Reino Unido, algures no mês de Maio e custou-me algo em torno dos 10€.

Jogo com caixa e manual

A nível de modos de jogo, se jogarmos sozinhos temos os seguintes: challenge – aquele modo de jogo mais tradicional onde vamos competir numa série de circuitos e o objectivo é finalizar nos 2 lugares cimeiros para avançar para o seguinte. Caso contrário perdemos uma vida e somos convidados a tentar novamente. Se por outro lado conseguirmos chegar em primeiro 3 vezes seguidas somos presenteados com um nível bónus onde poderemos ganhar uma vida extra se formos bem sucedidos. O Head-to-Head é outro dos clássicos do multiplayer mas também pode ser jogado sozinho. Aqui temos apenas 2 carros em pista e o objectivo é deixar o carro adversário para trás (fora do alcance da câmara) um certo número de vezes. Temos também o time trial que conforme o nome indica somos obrigados a completar os circuitos dentro de um tempo limite (e conhecer os atalhos ajuda e muito!). por fim temos também o League Mode, que são pequenos campeonatos de corridas por pontos e ganha quem tiver mais pontos no final. Por fim, podemos rejogar todos estes modos de jogo no modo Pro – um nível de dificuldade superior com circuitos mais sinuosos e repletos de obstáculos.

Os menus são bem detalhados e intuitivos como habitual

Como habitual, a grande piada do jogo está mesmo no multiplayer que, recorrendo à tecnologia J-Cart, podemos ter 4 comandos ligados à Mega Drive em simultâneo sem recorrer a hardware adicional. Para além disso, é possível ainda extender o número de jogadores para 8, sendo que cada jogador partilha metade de um comando da Mega Drive. Sinceramente nunca gostei muito dos controlos nesta versão, pois um jogador tem o D-Pad, o outro tem os botões A, B e C para controlar o seu veículo. Entre 1 a 4 jogadores, temos os mesmos modos de jogo da vertente single player, se bem que para 4 jogadores podemos também jogar com equipas de 2. Para 8 jogadores temos o modo torneio mas sinceramente nunca o experimentei.

As corridas são sempre feitas em locais inusitados como a cozinha, a banheira ou o jardim

Graficamente é um jogo excelente e bastante colorido. Sempre achei piada ao conceito de pistas improvisadas em qualquer divisão da casa ou mesmo nos exteriores, como os jardins ou praias e aqui mantemos o conceito. Desde corridas de barcos em torno de uma banheira, ou carros a correrem nas secretárias da escola, no cimento da garagem e com os objectos normais a esses ambientes a servirem de obstáculos, ou fazer mesmo parte integrante do circuito, como réguas a servirem de pontes entre as mesas dos alunos. Temos pistas com muitos obstáculos, mas já não são só os buracos que nos preocupam. Agora temos circuitos em cima de mesas de carpinteiros ou oficinas, cheias de ferramenta a trabalhar que nos destrói os carros se lá embarramos. Ou pistas no exterior com outros obstáculos naturais, como vento, pequenos tornados, ou mesmo a água do mar que por vezes se atravessa na pista. Portanto há aqui uma maior variedade de cenários e obstáculos, o que me agrada bastante. Creio que são mais de 80 pistas ao todo e ainda temos o editor de pistas que nos permite criar as nossas! Por outro lado nada a apontar aso efeitos sonoros e as músicas são também muito agradáveis.

Pelo menos numa das pistas a câmara está bastante distante, o que para mim é novidade

Portanto este Micro Machines 96 acaba por ser mais uma entrada bem sólida na série. É bastante desafiante se o jogarmos sozinhos, pois temos de conhecer bem as pistas onde corremos, os seus perigos e preferencialmente os seus atalhos para ganhar uma vantagem competitiva. Mas jogando com amigos, o divertimento é ainda maior por todo o caos que podemos causar!

Sobre cyberquake

Nascido e criado na Maia, Porto, tenho um enorme gosto pela Sega e Nintendo old-school, tendo marcado fortemente o meu percurso pelos videojogos desde o início dos anos 90. Fã de música, desde Miles Davis, até Napalm Death, embora a vertente rock/metal seja bem mais acentuada.
Esta entrada foi publicada em Mega Drive, SEGA com as etiquetas , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.