Fantasy Zone (Sega Master System)

Fantasy Zone é um interessante shmup produzido pela própria Sega originalmente para as arcades algures em meados da década de 80. Naturalmente que uma versão acabou por ser produzida para a Master System e, apesar de já cá ter trazido a versão Game Gear que partilha do mesmo nome, essa é na verdade uma versão diferente. O meu exemplar foi comprado a um particular algures no mês passado por 5€.

Jogo com caixa e manual

Fantasy Zone é um cute’em up, ou seja, um shmup mas com visuais muito fofinhos, a começar pelo protagonista, Opa-Opa. Este tem a aparência de uma nave espacial bem colorida mas é na verdade um ser vivo, e que até tem pernas, que são visíveis se decidirmos caminhar à superfície. Os níveis também costumam ser bastante coloridos e os inimigos raramente têm um aspecto ameaçador.

Os gráficos são bastante bonitinhos e os inimigos muitas vezes bizarros

Mas então qual é o propósito do jogo? Bom em cada nível nós podemos nos mover livremente pelo ecrã, quer pelo ar, quer à superfície. Vamos destruindo os inimigos que nos vão atacando e apanhar as moedas que vão deixando. Também vamos vendo uns inimigos maiores que são na verdade geradores de inimigos mais pequenos. O objectivo de cada nível é precisamente o de destruir todos esses inimigos maiores. Uma vez derrotados, somos levados a defrontar um boss e passamos para o nível seguinte. Os controlos são simples, um botão serve para disparar a arma primária, o outro a secundária, típicamente bombas largadas pelo ar. As moedas que vamos apanhando servirão para comprar novos power ups e upgrades em lojas que vamos poder visitar ocasionalmente. Temos várias armas para comprar, incluindo bombas bem mais poderosas (mas de munição limitada), ou upgrades que nos melhorem a agilidade da nave ou mesmo vidas extra. Se quisermos farmar dinheiro basta deixar os inimigos maiores vivos durante algum tempo e ir destruindo os inimigos gerados por eles.

O dinheiro que vamos amealhando deve ser usado para comprar alguns upgrades ou novas armas

Do ponto de vista dos gráficos, já aqui referi que este é na verdade um cute ‘em up, com inimigos fofinhos e gráficos bem coloridos. Mas no entanto esta conversão para a Master System infelizmente fica uns furos bem abaixo da versão arcade, que possuía níveis ainda mais coloridos. Felizmente que o Fantasy Zone II acabou por ser bem melhor nesse aspecto! De resto as músicas são bastante agradáveis!

Portanto este Fantasy Zone, apesar de simples, é um bom shmup na Master System que apresenta algumas mecânicas de jogo interessantes. Opa-Opa foi uma espécie de mascote da Sega, pelo que a Master System acabou por receber ainda mais dois jogos desta série. O Fantasy Zone II é mais um shmup que me pareceu ser uma óptima evolução deste, mas isso já seria assunto para um outro artigo.

Sobre cyberquake

Nascido e criado na Maia, Porto, tenho um enorme gosto pela Sega e Nintendo old-school, tendo marcado fortemente o meu percurso pelos videojogos desde o início dos anos 90. Fã de música, desde Miles Davis, até Napalm Death, embora a vertente rock/metal seja bem mais acentuada.
Esta entrada foi publicada em Master System, SEGA. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.