Super 3-D Noah’s Ark (PC)

Quando comecei a explorar a biblioteca de consolas como a NES, SNES e Mega Drive através da emulação, eventualmente deparei-me com uma série de jogos com temáticas cristãs, produzidos por um estúdio chamado The Wisdom Tree. Ao investigar na internet, apercebi-me que eram todos produtos não licenciados pela Nintendo ou Sega, o que fazia todo o sentido principalmente no caso da Nintendo, que no ocidente tinha políticas severas que censuravam toda a violência excessiva, sangue, nudez, referências religiosas ou drogas e álcool. A maior parte dos jogos que na altura experimentei por curiosidade eram básicos e aborrecidos, mas este Super 3-D Noah’s Ark ficou-me sempre na memória por ser um FPS. Para além da SNES o jogo tinha saído também para MS-DOS, cuja versão acabou por sendo relançada no steam há alguns anos atrás. O meu exemplar foi comprado juntamente nalgum bundle, sinceramente não me recordo quando.

Então em que consiste este Super 3-D Noah’s Ark? É um FPS onde controlamos Noé com a missão de acalmar os animais que estão espalhados pela sua arca. E este é um jogo desenvolvido originalmente com o motor gráfico do velhinho Wolfenstein 3D, pelo que possui as mesmas funcionalidades e limitações técnicas que este. Ou seja, não há desníveis, todas as paredes fazem ângulos de 90º entre si e ocasionalmente poderemos encontrar algumas passagens secretas, ao interagir com as paredes dos níveis, que vão-se tornando cada vez mais labirínticos à medida que vamos progredindo no jogo.

Não sei porque esta super fisga parece um pentagrama invertido, mas quem sou eu para questionar estas coisas

Iremos enfrentar diversos animais como cabras, ovelhas, avestruzes, antílopes entre outros que nos conseguem atacar até à distância, embora não saiba com o quê. Será que cospem? Ou Noé sente os seus grunhidos como insultos e vai perdendo pontos de vida? Sinceramente não sei, mas para os enfrentar vamos tendo diversas fisgas que disparam sementes, cocos, ou até catapultas para disparar melancias, ideais para enfrentar grandes concentrações de animais ou bosses. Uma das fisgas é uma autêntica metrelhadora de sementes e foi a arma que usei mais ao longo do jogo. Outros itens como medkits, vidas extra e peças de fruta que nos aumentam a pontuação, poderão também serem encontrados. Para além de toda esta exploração e combate, sendo este um jogo bíblico, por vezes encontramos pergaminhos que são na verdade perguntas bíblicas, principalmente focadas ao longo da história de Noé. Se acertarmos as perguntas, a nossa pontuação aumenta, mas não sei se haverá mais alguma recompensa se acertarmos as 99 perguntas existentes.

Graficamente é um jogo colorido mas muito simples e com pouca variedade

A nível gráfico, é um jogo colorido, embora não tenha grande variedade de cenários, pois é suposto decorrer inteiramente dentro da própria arca de noé, que se fosse construída da forma que vimos aqui, certamente todos os seus ocupantes teriam morrido no dilúvio, mas isso agora não interessa. Não há assim tantos inimigos distintos entre si e as músicas sinceramente não são nada de especial, mas confesso que depois de várias horas a jogar isto fiquei com algumas melodias na cabeça. Mas lá por serem músicas algo memoráveis, não quer dizer necessariamente que sejam boas. É como se de repente ouvissem na rádio Vengaboys e, raios, agora fiquei com esta na cabeça. Acho que deu para passar a mensagem, no entanto.

Portanto este Super 3-D Noah’s Ark acaba por ser uma mera curiosidade em ver como um estúdio dedicado a videojogos cristãos e não violentos, adaptou um motor gráfico de um jogo extremamente violento para a época para narrar uma história bíblica de uma forma completamente inofensiva.

Sobre cyberquake

Nascido e criado na Maia, Porto, tenho um enorme gosto pela Sega e Nintendo old-school, tendo marcado fortemente o meu percurso pelos videojogos desde o início dos anos 90. Fã de música, desde Miles Davis, até Napalm Death, embora a vertente rock/metal seja bem mais acentuada.
Esta entrada foi publicada em PC com as etiquetas . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.