Giana Sisters (Nintendo DS)

Voltando às rapidinhas, vamos visitar pela primeira vez um título da série Giana Sisters. Desenvolvido originalmente por um estúdio germânico algures em 1987, The Great Giana Sisters era um bom jogo de plataformas, lançado originalmente para uma panóplia de diferentes microcomputadores. O seu único problema era mesmo ser um autêntico plágio de Super Mario Bros, algo que a Nintendo decididamente não achou muita graça, pelo que o jogo acabou por desaparecer das lojas muito rapidamente. Mais de 20 anos depois, os então detentores da licença decidiram fazer uma sequela para a Nintendo DS, que apesar de parecer um budget title, na verdade é um jogo de pltaformas bem competente. O meu exemplar foi comprado em Setembro de 2016, algures numa CeX ou Cash Converters em Lisboa, sinceramente já não me recordo bem.

Jogo com caixa, manual e papelada

A história envolve uma jovem rapariga que se vê aprisionada num pesadelo, onde aparentemente teremos de coleccionar diamantes e derrotar um monstro qualquer no final. De facto, não prestei muita atenção a esta parte mas nem importa! Este continua a ser um jogo muito parecido com Super Mario Bros, onde Giana pode saltar em cima dos inimigos para os derrotar, bem como destruir blocos, incluindo aqueles que dão itens de volta. Um dos itens transforma a Giana na sua versão Super, podendo disparar bolas de fogo. Faz-vos lembrar de alguma coisa? Até alguns inimigos são parecidos com os do Mario, nomeadamente os Koopas. Outros itens interessantes são as máquinas de vending que podemos encontrar. Umas dão garrafas de coca-cola, outras pastilhas elásticas. As garrafas podem ser disparadas como jactos de líquido, capazes de destruir alguns blocos como paredes e chão. Já as pastilhas elásticas podemos usá-las para Giana fazer uma bola gigante e poder flutuar. Ambos terão de ser utilizados para ultrapassar alguns obstáculos!

Quaisquer semelhanças com Super Mario são mera coincidência. Ou não.

Depois, para substituir as moedas, temos imensos diamantes azuis para coleccionar, onde a cada 100 ganhamos uma vida extra. Existem memo muitos diamantes destes espalhados ao longo dos 80 níveis do modo de jogo principal, pelo que também não é muito difícil amealhar vidas extra. Para além dos diamantes azuis teremos também um número variável de diamantes vermelhos para apanhar em cada nível. Se os conseguirmos apanhar todos, teremos direito a um nível bónus em cada mundo. Para além disso, após chegar ao final do jogo, podemos também desbloquear uma série de níveis extra, esses sim, um remake do original de 1987.

Os vasos com flores servem de checkpoint em cada nível,

A nível audiovisual é um jogo relativamente simples. Não possui gráficos 2D tão bonitos quanto os platformers da Nintendo na mesma consola, mas são minimamente bem detalhados e funcionais. As dezenas de níveis vão alternando em estilos gráficos, com níveis a decorrer em castelos, outros em cavernas, florestas, outros mesmo nas próprias nuvens, mas são todos bastante coloridos e possuem um certo charme. As músicas são bastante agradáveis, fazendo lembrar os chiptune de outros tempos.

Portanto este Giana Sisters até que se revelou ser uma boa surpresa, sendo um jogo de plataformas simples, porém bastante sólido e divertido. Se o virem baratinho aproveitem!

Sobre cyberquake

Nascido e criado na Maia, Porto, tenho um enorme gosto pela Sega e Nintendo old-school, tendo marcado fortemente o meu percurso pelos videojogos desde o início dos anos 90. Fã de música, desde Miles Davis, até Napalm Death, embora a vertente rock/metal seja bem mais acentuada.
Esta entrada foi publicada em DS, Nintendo com as etiquetas , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.