FIFA Soccer 95 (Sega Mega Drive)

FIFA 95Siga para mais uma rapidinha de um jogo desportivo da Mega Drive, mais precisamente o FIFA Soccer 95, o segundo jogo da famosíssima série desportiva da Electronic Arts que perdura até aos dias de hoje. A edição de 1995 em particular é bem capaz de ser a única que foi exclusivamente lançada para uma única plataforma caseira, nomeadamente a 16-bit da Sega. E o que traz este jogo de muito diferente do anterior? Bom, para além de ser o primeiro FIFA a ter clubes e não apenas selecções nacionais, a nível de jogabilidade confesso que não noto grandes diferenças, mas também nunca fui especialista no assunto. E tal como o NBA Live 95, este veio no mesmo bundle, estando completo, em bom estado e custou algo perto dos 1.5€.

FIFA Soccer 95 - Sega Mega Drive

Jogo completo com caixa e manuais

A jogabilidade é aparentemente simples, com 2 botões diferentes para passar, um outro para rematar e caso não tenhamos a posse de bola, temos um botão para correr, e outros dois para tentar tirar a bola ao adversário, sendo que um deles é uma entrada de carrinho sempre arriscada. Claro que para além deste esquema básico de controlo ainda temos algumas combinações mais especiais que nos permitem fazer passes ou remates mais específicos como diferentes cabeceamentos ou remates com a bola já a vir em altura depois de um cruzamento. Temos também vários modos de jogo, como partidas amigáveis onde mais uma vez podemos deixar o computador a jogar sozinho ou juntar mais amigos a jogar cooperativamente ou competitivamente, campeonatos, playoffs e torneios. Como sempre temos também uma série de opções onde podemos controlar uma série de parâmetros como activar ou desactivar foras-de-jogo, faltas (com ou sem castigos), lesões e fatiga, para além da opção clássica de definir o tempo real de cada partida. E claro, durante as partidas podemos sempre mudar de tácticas e por aí fora.

screenshot

Para além da formação, podemos também alterar a estratégia escolhida para cada partida.

O jogo utiliza o mesmo motor gráfico do seu predecessor, mas parece-me ser um pouco mais fluído. De qualquer das formas, não há assim muito mais a melhorar nos gráficos, tendo em conta as capacidades técnicas de uma consola de 16bit como a Mega Drive. Desde o primeiro FIFA até ao 98 para esta consola, não verão grandes melhorias nos gráficos, a não ser um eventual maior realismo com as cores dos equipamentos. E embora não tenha muito a ver com o tema, neste jogo os jogadores ainda possuem nomes fictícios. O som também é OK, com as reações dos “comentadores” e da plateia a serem bem competentes (a própria plateia até que está muito bem detalhada, por acaso). As músicas apenas podem ser ouvidas durante os menus e pausas do jogo, para não distrair o jogador da acção.

screenshot

Graficamente é um jogo competente, não há muito mais a melhorar para uma Mega Drive.

Agora vocês perguntam-me, hoje em dia vale a pena comprar isto? Bom… eu diria que não. Mas se por acaso não tiverem nenhum jogo de futebol para a Mega Drive, então este jogo não é uma má aposta, embora por motivos nostálgicos o FIFA 97 será sempre o meu preferido.

Sobre cyberquake

Nascido e criado na Maia, Porto, tenho um enorme gosto pela Sega e Nintendo old-school, tendo marcado fortemente o meu percurso pelos videojogos desde o início dos anos 90. Fã de música, desde Miles Davis, até Napalm Death, embora a vertente rock/metal seja bem mais acentuada.
Esta entrada foi publicada em Mega Drive, SEGA com as etiquetas . ligação permanente.

Uma resposta a FIFA Soccer 95 (Sega Mega Drive)

  1. Pingback: FIFA Soccer 97 (Sega Mega Drive) | GreenHillsZone

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.