The King of Fighters ’95 (Sega Saturn)

Vamos a mais uma super rapidinha a um grande clássico dos jogos de luta em 2D, o The King of Fighters 95, mais especificamente a sua conversão para a Sega Saturn. E este seria um jogo que merecia um artigo mais extenso, mas já o abordei na compilação The Orochi Saga, pelo que me irei incidir mais nas especifidades desta versão Sega Saturn. O meu exemplar, japonês, foi importado num lote considerável ainda em Abril, mas só me chegou às mãos em Julho… ficou-me a cerca de 5€ por jogo, já contando com portes e custos de desalfandegamento, o que acabou por ser um óptimo negócio, mesmo tendo em conta todo o atraso.

Jogo na sua versão japonesa com caixa exterior de cartão, manual embutido na jewel case e cartucho ROM

Ora este é então um jogo de luta de equipas de 3 contra 3, onde teremos de enfrentar cada lutador à vez, com a barra de vida a ser ligeiramente restabelecida entre cada ronda, para o lutador vencedor. Poderemos jogar com qualquer uma de equipas pré-definidas, mas também podemos construir à vontade uma equipa ao nosso gosto. Esta versão Sega Saturn traz alguns modos de jogo adicionais, para além do arcade e versus, temos outros modos de jogo onde poderemos entrar em confrontos de 1 contra 1 apenas, tanto em versus, como contra o CPU. Um destes modos de jogo até nos coloca a combater contra todos os outros oponentes!

Estamos perantes uma conversão practicamente arcade perfect, muito por ajuda do ROM cart que acompanha o jogo

A nível técnico, bom, este é um lançamento curioso por vários motivos. Em primeiro lugar, foi produzido pela própria SNK, ao contrário de muitas outras conversões de jogos SNK lançadas em sistemas inferiores. E a SNK queria mesmo fazer uma conversão o mais próximo possível da versão arcade e devo dizer que fizeram um óptimo trabalho. É verdade que a Sega Saturn é um sistema mais capaz em jogos 2D (até porque para renderizar gráficos em 3D poligonal o que a Saturn faz na verdade são manipulações de sprites 2D) e o facto de ter mais memória RAM que a sua concorrente directa, a PS1, fez com que muitos dos jogos de luta em 2D acabassem por ter melhor performance no sistema da Sega. Mas para não deixar mesmo pitada de fora, a SNK decidiu utilizar partido do slot de cartuchos, sendo que este KOF 95 é um dos 2 únicos jogos que requerem um cartucho ROM, que possui parte dos assets lá gravados e vem incluído com o jogo. Isto permitiu não só reduzir tempos de loading, mas também cortar o mínimo de conteúdo e animações. Ainda assim, nos lançamentos seguintes a SNK decidiu por optar antes pela utilização de cartuchos RAM, pois dessa forma não seria necessário incluir um desses cartuchos com cada jogo, podendo utilizar qualquer cartucho RAM oficial (ou não), reduzindo assim os custos, sem comprometer muito a qualidade final.

O single all coloca-nos a enfrentar todos os lutadores de forma sequencial!

Portanto estamos perante uma conversão muito próxima do original, mas também da conversão para os sistemas Neo-Geo AES, onde a diferença mais notória está mesmo no facto de haverem alguns tempos de loading entre cada confronto, que por sua vez não são tão grandes como noutros jogos de luta dessa época devido ao uso do cartucho ROM. Ainda assim, o uso do cartucho ROM obrigou-me a pedir a versão PAL emprestada para experimentar, pois não tenho a Sega Saturn destravada, apenas uso um pseudo saturn kai para esse efeito, que acaba por já usar o slot de cartuchos. A outra hipótese seria mesmo descarregar uma iso alternativa, que um grupo de fãs modificou, eliminando a necessidade do cartucho ROM, tornando o jogo compatível com cartuchos RAM. É mesmo de louvar este tipo de iniciativas!

Sobre cyberquake

Nascido e criado na Maia, Porto, tenho um enorme gosto pela Sega e Nintendo old-school, tendo marcado fortemente o meu percurso pelos videojogos desde o início dos anos 90. Fã de música, desde Miles Davis, até Napalm Death, embora a vertente rock/metal seja bem mais acentuada.
Esta entrada foi publicada em Saturn, SEGA com as etiquetas . ligação permanente.

Uma resposta a The King of Fighters ’95 (Sega Saturn)

  1. Pingback: The King of Fighters 96 (Sega Saturn) | GreenHillsZone

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.