Space Quest IV (PC)

Vamos continuar pelas rapidinhas no PC e voltar à série Space Quest da Sierra, abordando agora o seu quarto capítulo. Este, tal como todos os outros até agora, veio cá parar à minha conta do Steam após ter vindo num grande bundle que juntou dezenas de jogos da Sierra, incluindo os seus maiores clássicos, por um valor muito em conta considerando a quantidade de jogos.

E esta é mais uma sequela directa das aventuras de Roger Wilco, o empregado de limpeza mais inútil do universo, mas que acaba por ver-se sempre envolvido em grandes conflitos que colocavam toda a humanidade em perigo. E este jogo começa com Roger a beber uns copos num bar manhoso quando é interrompido por 2 polícias robots que se preparam para o eliminar a mando de Sludge Vohaul, o vilão por detrás do segundo jogo. Mas no último instante abre-se um portal do nada e um outro humano acaba por salvar a pele de Roger, obrigando-o a entrar no portal para se manter em segurança. E aí somos transportados para o futuro (mais precisamente para o Space Quest XII) onde vemos um planeta de Xenon completamente desvastado por Vorhaul e a raça humana escravizada. Naturalmente que teremos de erradicar Vorhaul novamente e o jogo irá obrigar-nos a viajar no tempo e explorar diferentes locais, incluindo locais dos jogos anteriores, de forma a obter os itens necessários para resolver os vários puzzles que teremos pela frente.

Em vez de slot machines, desta vez temos de trabalhar num restaurante de fast food para amealhar algum dinheiro

Este Space Quest IV já usa um motor de jogo mais moderno com uma interface verdadeiramente point and click, eliminando o uso da linha de comandos. Teremos no entanto vários perigos para enfrentar, uma vez mais inúmeras maneiras de morrer, e uma vez mais teremos também algumas sequências onde somos perseguidos por inimigos e precisamos de agir com timings e localizações muito específicas, o que nos trará alguns momentos de frustração. É portanto obrigatório uma vez mais haver uma boa gestão de saves.

O salto para gráficos VGA e suporte a CD Rom foi uma óptima evolução, pois estamos perante um jogo bem detalhado e com um bom sentido de humor

Com o jogo a ter saído também no formato CD-Rom, permitiu à Sierra incluir bastante voice acting, com um narrador hilariante. Este Space Quest IV é então um jogo muito bem humorado e repleto de situações bizarras, como paródias a alguns videojogos da concorrência e não só, pois um dos itens que podemos comprar é um hint book do Space Quest IV, que para além de conter respostas bizarras a problemas não existentes, possui também algumas soluções legítimas e que aparentemente não aparecem em mais lado nenhum. A nível gráfico o jogo já possui suporte a sistemas VGA, possuindo cenários ricos em detalhe e cores, sendo uma óptima evolução perante os lançamentos anteriores.

Quaisquer semelhanças com o Loom da Lucasarts não é mera coincidência

Portanto até que gostei bastante deste Space Quest 4, principalmente pelo sentido de humor do narrador e de algumas das situações caricatas que vamos encontrar. Peca no entanto ainda por ter algumas partes frustrantes devido a alguns dos inimigos que teremos de nos evadir, obrigando a reflexos rápidos e conseguirmos esgueirar-nos para locais seguros no timing e posicionamento exactos.

Sobre cyberquake

Nascido e criado na Maia, Porto, tenho um enorme gosto pela Sega e Nintendo old-school, tendo marcado fortemente o meu percurso pelos videojogos desde o início dos anos 90. Fã de música, desde Miles Davis, até Napalm Death, embora a vertente rock/metal seja bem mais acentuada.
Esta entrada foi publicada em PC. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.