Steel Talons (Sega Mega Drive)

Voltando às rapidinhas na Mega Drive, vamos ficar com mais uma conversão de um título arcade da Atari Games, cujo foi trazido pelo seu braço especializado em jogos de consola, a Tengen. Por esta altura, eles andavam a fazer algumas experiências com jogos em 3D poligonal nas arcades, como o Hard Drivin, por exemplo. Este Steel Talons é um jogo de acção onde controlavamos um helicóptero numa série de missões de guerra, onde teríamos de abater uns quantos objectivos inimigos. Long story short, esta versão Mega Drive ficou muito aquém do original. O meu exemplar foi comprado num bundle de vários jogos de Mega Drive em Janeiro, ficou-me a 7€.

Jogo com caixa

Aqui dispomos então de várias missões onde teremos de percorrer um mapa e destruir uma série de objectivos assinalados no mapa, sejam estes tanques inimigos, posições de artilharia, bases militares, silos de petróleo ou mesmo outros helicópteros ou aviões. Nós temos um tempo e combustível limitados, sendo que este sofre um grande rombo cada vez que somos atingidos por fogo inimigo. Portanto, teremos de aproximar-nos de cada alvo de forma cuidada e disparar sobre eles antes de estarmos no alcance do seu fogo. Os controlos são relativamente simples, com o botão direccional a servir para andar para a frente, para trás e strafing para os lados. Os botões faciais servem para disparar rajadas de metrelhadora e mísseis (estes também em número limitado. O botão C serve para desempenhar outras funções, em conjunto com o D-Pad, permitindo-nos controlar a altitude ou rodar o helicóptero para a esquerda ou direita. Supostamente o jogo teria também uma vertente multiplayer, onde um segundo jogador nos ajuda a controlar o helicóptero, mas não cheguei a experimentar.

Antes de começar a campanha podemos e devemos explorar a missão de treino para nos habituarmos aos controlos

Isto é tudo muito bonito, mas como é que se comporta um jogo poligonal deste género na Mega Drive? Geralmente nunca se comportam muito bem, pois a Mega Drive não possui suporte nativo por hardware a renderizar imagens em 3D poligonal, tudo tem de ser feito por software, sendo a grande excepção o Virtua Racing pois inclui um chip adicional no cartucho para esse efeito. Mas temos vários jogos com 3D poligonal na Mega Drive, a maior parte simulações, e este parece-me ser sinceramente o pior de todos. Graficamente é um jogo simples, com polígonos sem qualquer textura e imenso pop-in, mas o pior é mesmo o framerate que é muito mau e anda na casa de um dígito. A sério, já vi apresentações de powerpoint mais fluídas que isto! De resto, no som, é um jogo minimamente competente, com algumas vozes digitalizadas, e algumas pequenas músicas, mas estas já não as achei nada de especial.

O número de refuels acaba por ser as vidas restantes

Portanto este Steel Talons é um jogo para fugir. A conversão para a Super Nintendo é algo diferente. O Super FX ainda era uma miragem, pelo que a Left Field decidiu fazer um misto de backgrounds em 2D com alguns polígonos ocasionais. O frame rate é um bocadinho superior, mas não muito. Mas ao menos as vozes digitalizadas possuem muito melhor qualidade. Ainda assim é também uma versão a evitar.

Sobre cyberquake

Nascido e criado na Maia, Porto, tenho um enorme gosto pela Sega e Nintendo old-school, tendo marcado fortemente o meu percurso pelos videojogos desde o início dos anos 90. Fã de música, desde Miles Davis, até Napalm Death, embora a vertente rock/metal seja bem mais acentuada.
Esta entrada foi publicada em Mega Drive, SEGA. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.