Slam ‘n Jam ’96 (Sega Saturn)

Continuando pelas rapidinhas a jogos desportivos, vamos ficar agora com este Slam ‘n Jam 96, que foi lançado nesse ano para a Saturn e Playstation. Desenvolvido pela Left Field, a mesma empresa que chegou a estar associada à Nintendo durante alguns anos, tendo desenvolvido os NBA Courtside e Excitebike 64, este é um jogo de basquetebol 2D que me faz lembrar de certa forma a série NBA Jam. O meu exemplar foi comprado num pequeno bundle de outros jogos Saturn e Mega Drive que comprei algures em Outubro numa feira de velharias. Ficou-me por 2.5€ portanto!

Jogo com caixa e manuais

Apesar de Magic Johnson e Kareem Abdul-Jabbar serem estrelas da NBA que foram patrocinadas pelo jogo, este não tem licença sobre as equipas NBA, pelo que os jogadores restantes possuem todos nomes fictícios. Com isso em mente, podemos optar por jogar partidas individuais, um campeonato (desde uma temporada completa com 82 jogos, ou outras mais curtas) ou saltar directo para os playoffs típicos do final da temporada.

No que diz respeito aos modos de jogo não há muito mais a acrescentar, até porque o modo temporada pode ser bastante extenso

O jogo é apresentado numa perspectiva frontal para os cestos, com as personagens, público todos completamente em 2D. Sinceramente até prefiro assim, pois esta geração sempre deixou algo a desejar no 3D, mas jogos com um 2D bem feito envelheceram muito melhor. E é o que me parece ser neste jogo! Confesso que não sou o maior conhecedor de jogos de basquetebol, mas a jogabilidade aqui parece-me bastante simples e divertida, oferecendo no entanto algumas possibilidades adicionais, como activar a fatiga, faltas (ao contrário de NBA Jam, onde vale tudo) e substituir jogadores com base nas suas estatísticas. Mas tal como o NBA Jam, o jogo possui um ritmo muito elevado, com a possibilidade também de tentarmos encestar as bolas de forma estilosa (embora não tão exageradamente como no NBA Jam). Há também a possibilidade de optar pelo multiplayer para várias pessoas com recurso ao multitap, o que me parece ser uma boa ideia.

Visualmente é um jogo com um 2D muito competente e um bom sprite scaling

A nível audiovisual o jogo apenas possui músicas nos menus e afins, embora estas até sejam agradáveis. Durante as partidas só temos os ruídos do jogo, o barulho emotivo do público e os comentadores desportivos que vão soltando algumas larachas. Graficamente acho que é um jogo bastante apelativo, pois todas as sprites estão desenhadas no 2D muito bem detalhado e animado, portanto acho que acabou por envelhecer muito melhor que outros jogos desportivos da época. A única coisa em 3D são os contornos da arena desportiva que também são simples, portanto também não envelheceram lá muito mal.

Portanto este Slam ‘n Jam até que se revelou numa óptima surpresa, dos poucos jogos de basquetebol que joguei na Saturn este parece-me ser o mais divertido e de longe o mais apelativo visualmente pelo seus visuais em 2D muito bem detalhados. Antes deste havia o Slam ‘n Jam 95, lançado para a 3DO apenas e pelo menos a nível visual parece-me muito similar. Já depois deste jogo a Left Field entrou numa parceria com a Nintendo onde, no meio de outros jogos, começou a série NBA Courtside, que já possui uma toada mais realista.

Sobre cyberquake

Nascido e criado na Maia, Porto, tenho um enorme gosto pela Sega e Nintendo old-school, tendo marcado fortemente o meu percurso pelos videojogos desde o início dos anos 90. Fã de música, desde Miles Davis, até Napalm Death, embora a vertente rock/metal seja bem mais acentuada.
Esta entrada foi publicada em Saturn, SEGA com as etiquetas , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.