INXS: Make My Video (Sega Mega CD)

Continuando pelas rapidinhas, mas agora na Mega CD, hoje trago-vos cá mais um jogo estranho da sua biblioteca. A série Make My Video era uma série baseada em vários artistas musicais onde o objectivo era criarmos alguns videoclips criativos para as suas músicas. Existem 4 títulos desta série, se bem que aqui na Europa apenas tenhamos recebido 3. O que cá trago hoje é sobre os INXS uma popular banda rock dos anos 90. O meu exemplar foi comprado na loja Mr. Zombie algures no final de Outubro/inícios de Novembro, numa altura em que eles fizeram descontos sobre todo o material Sega que tinham no site. Ficou-me então por cerca de 8€.

Jogo com caixa e manuais

E então em que consiste este “jogo”? Assim que ligamos a consola vemos duas raparigas entretidas a jogar bilhar, até que são abordadas por 2 anormais que as estão a comer com os olhos e que nos desafiam a criar o melhor videoclip de sempre dos INXS. Se não os quisermos aturar podemos carregar no Start, que nos leva a ser abordados por outras personagens como 2 motards femininas, um nerd e um “cool guy” que não quer saber das raparigas para nada, logo tem todo o seu interesse. Independentemente das personagens que quisermos desafiar, temos sempre a opção de editar o videoclip de 3 músicas, todas do mesmo álbum, lançado no mesmo ano que este jogo: Heaven Sent, Not Enough Time e Baby Don’t Cry. Mediante as personagens que vamos desafiar, antes de começar a editar o vídeo eles vão-nos dar algumas dicas sobre o que gostariam de ver no vídeo. Uns querem cenas azuis, outros personagens intelectuais, outros gostariam de ver répteis, entre outras sugestões.

No ecrã inicial, com o start, podemos alternar de desafios

Uma vez aceite um desafio, lá somos lançados para o ecrã de edição de vídeo. O clip da música começa a tocar no centro do ecrã e em baixo vemos 3 video feeds diferentes, cada um mapeado para um botão facial da Mega Drive. No canto superior esquerdo, com o D-Pad podemos seleccionar e activar uma série de efeitos especiais, desde espelhar imagens, pixelizá-las (sim, ainda mais), brincar com escalas de cores, activar as letras da música como legendas, entre outros. E portanto, usando o D-Pad para seleccionar efeitos e os botões faciais para activar os diferentes feeds de vídeo (que para além do videoclip consistem em imagens aleatórias de filmes vintage ou clipes parvos de animação) lá teremos de montar um vídeo de acordo com os requisitos de cada personagem. Se formos bem sucedidos, no final eles vão dizer que adoraram o nosso vídeo e somos presenteados com uma cena cómica, caso contrário, também somos presenteados com outra cena cómica e convidados a tentar novamente. Se quiserem editar os videoclips livremente, sem qualquer restrição imposta pelo jogo, existe também um modo de jogo que nos deixa fazê-lo.

Editar os vídeos de acordo com as expectativas não é nada fácil pois temos de estar muito atentos às imagens que vão surgindo em cada feed

A nível audiovisual… bom os clips de video são mostrados numa janela muito pequena, altamente pixelizados e com baixa qualidade de cor, algo que infelizmente é normal nos jogos de Mega CD. O acting não é lá grande coisa como devem de calcular e no fim de contas este é um “jogo” que recomendo apenas para coleccionadores, fãs de INXS, ou caso o encontrem bem barato, quanto mais não seja para servir de exemplo de algo que envelheceu muito mal.

Sobre cyberquake

Nascido e criado na Maia, Porto, tenho um enorme gosto pela Sega e Nintendo old-school, tendo marcado fortemente o meu percurso pelos videojogos desde o início dos anos 90. Fã de música, desde Miles Davis, até Napalm Death, embora a vertente rock/metal seja bem mais acentuada.
Esta entrada foi publicada em Mega CD, SEGA com as etiquetas . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.