Pokemon Puzzle League (Nintendo 64)

A rapidinha que vos trago hoje leva-nos de volta à Nintendo 64, para um puzzle game baseado no anime de Pokémon e no puzzle game Panel de Pon, mas que curiosamente não saiu no Japão (geralmente é ao contrário). E se por um lado já cá trouxe o Pokemon Puzzle Challenge da Gameboy Color, este possui as mesmas mecânicas de jogo, mas possui muitos mais modos de jogo. O meu exemplar foi comprado algures durante o ano passado, numa loja do Porto como new old stock. Ficou-me por 5€.

Jogo com caixa, manuais e papelada

O Panel de Pon é um daqueles puzzle games com blocos coloridos, onde o objectivo é formar linhas de 3 ou mais blocos da mesma cor, fazendo-os desaparecer até que eventualmente consigamos limpar toda a área de jogo. E podemos alterar a ordem dos blocos através de um cursor que nos permite seleccionar 1 ou 2 blocos juntos horizontalmente e trocá-los de posição. Se seleccionarmos apenas um bloco, então o mesmo é arrastado para fora da coluna onde está, fazendo a gravidade entrar em acção, fazendo cair todos os outros blocos adjacentes. Nos vários modos de jogo, o objectivo passa também por fazer o maior número de combos e chains, ao limpar vários conjuntos de blocos coloridos de forma sequencial.

As mecânicas de jogo são fáceis de se aprender e como é normal neste tipo de jogos são bastante viciantes

O modo principal de jogo, 1P Stadium, coloca-nos no papel de Ash a combater outros treinadores de Pokemon, sendo uma espécie de homenagem à primeira temporada do anime, onde lutaremos contra os líderes dos diferentes ginásios de Kanto, a Elite Four, o campeão em título e eventualmente somos interrompidos por outras personagens como a Team Rocket. No entanto nem todos os oponentes estão disponíveis de início, isso depende do nível de dificuldade seleccionado, que quanto maior for, maior o número de oponentes que teremos de enfrentar. Temos também o 2P Stadium, que como o nome indica é uma versão multiplayer.

Temos também uma vertente 3D onde a única coisa que muda é mesmo a àrea de jogo que passa a ser um cilindro

Depois dispomos de uma série de outros modos de jogo, como o Spa Service, que é uma espécie de Time Attack, onde temos de limpar uma série de blocos até uma determinada linha de água, no menor tempo possível. Temos também os Marathon 2D e 3D, onde jogamos até alcançarmos um limite definido de pontos. O Time Zone é semelhante, mas temos um tempo limite para alcançar esses pontos. Por fim, aquele que dá mais trabalho é possivelmente o Puzzle University, que nos apresenta desafios cada vez mais complexos. Basicamente teremos alguns de blocos no ecrã e um número reduzido de movimentos disponíveis para os fazer desaparecer.

Uma das coisas que podemos fazer é desbloquear os perfis das personagens que derrotamos no modo principal

 

Como se não fosse suficiente, existem também tutoriais que nos ensinam as mecânicas de jogo e outros modos de treino para melhor practicar. De resto ficou-me apenas faltar referir as variantes 3D de alguns dos modos de jogo. No modo 3D a área de jogo deixa de ser um plano para passar a ser um cilindro, onde acabamos por ter muitos mais blocos para limpar, mas também não é verdadeiramente 3D, pois não temos de nos preocupar com profundidades e afins.

A nível audiovisual é um jogo competente. As músicas são agradáveis e a sua maioria são retiradas do anime. A nível gráfico não há nada a apontar dado a natureza simplista do jogo. Os fundos são retirados dos animes, com algumas cutscenes ocasionais. Nada de extraordin´rio, mas também não era necessário muito mais para o tipo de jogo que é.

Sobre cyberquake

Nascido e criado na Maia, Porto, tenho um enorme gosto pela Sega e Nintendo old-school, tendo marcado fortemente o meu percurso pelos videojogos desde o início dos anos 90. Fã de música, desde Miles Davis, até Napalm Death, embora a vertente rock/metal seja bem mais acentuada.
Esta entrada foi publicada em Nintendo, Nintendo 64. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.