Sonic the Hedgehog (Sega Master System)

Sonic 1 capa

Sonic the Hedgehog (capa Sega Master System)

Na primeira crítica deste blog, apresentei a minha primeira consola, a Sega Master System III Compact. Esta consola traz um jogo embutido na consola, o Sonic the Hedgehog, tendo sido este o meu primeiro jogo. No ano passado comprei no miau.pt uma cópia física deste jogo, infelizmente não veio com o manual, mas complementei com o manual que vinha com o Sonic da consola.

Enquanto a Sonic Team se preparava para lançar para a Mega Drive aquele que provavelmente é o jogo mais importante da sua carreira, a Sega relegou para o estúdio independente Ancient Corp. a versão 8-bit do Sonic the Hedgehog. A Ancient é uma companhia liderada por Yuzo Koshiro, uma personalidade bem conhecida na indústria devido aos milagres que fez com o chip de som da Mega Drive (vão ouvir as músicas dos Streets of Rage).

A versão 8-bit saiu também em 1991, uns meses depois do seu “primo” de 16Bit, para as consolas Sega Master System e Game Gear. A versão Game Gear saiu em todos os mercados, enquanto que a Master System, por já estar nas horas da morte em quase todo o lado excepto na Europa e Brasil, saiu para esses 2 mercados e também para os Estados Unidos, onde foi o último jogo da Master System lançado oficialmente por lá. O Japão ficou de fora. As versões Master System e Game Gear são idênticas, diferindo apenas na resolução bem como alguns pequenos detalhes.

A nível de performance, a Master System é nitidamente uma geração atrás da Mega Drive, o jogo é bem mais simples e lento. Ainda assim, é um dos melhores jogos da consola. Fica a faltar os loops e o design de níveis mais “insano” que a versão 16bit é conhecida, mas isso foi corrigido no Sonic 2. Este jogo é constituído por 6 zonas, algumas delas também presentes na versão Mega Drive. Cada zona tem 3 actos, 2 de exploração e um de boss.

Green Hills zone, é a primeira zona em ambas as versões, famosa pela sua flora verdejante e rocha quadriculada (não é por acaso que escolhi este nome para o blogue…). Segue-se a Bridge Zone, uma zona ligeiramente semelhante à Green Hills onde se sobe um rio ao longo de uma série de pontes. Entra-se de seguida na Jungle Zone, que como o nome indica é uma zona passada na selva. É uma das zonas mais elaboradas do jogo, principalmente o 2º acto, onde se tem de subir uma enorme cascata.

Em seguida mais uma zona igualmente presente na Mega Drive. A Labyrinth Zone, uma área inteiramente subaquática passada nas ruínas de um templo qualquer. Quem já não disse montes de vezes “f0d@-se, fiquei sem ar!”? E eis que se chega à “civilização”, com uma zona altamente industrializada chamada “Scrap Brain”. Mais uma zona igualmente presente na Mega Drive, onde teremos de escapar a vários perigos “tecnológicos”. A zona final é a Sky Base Zone. Mais uma zona inédita na versão 8-bit, é uma espécie de “aeródromo”, onde está localizado um Zeppelin do Dr. Ivo Robotnik. É sem dúvida a zona mais complicada do jogo. No primeiro acto temos de ter cuidado com uma série de cabos electrificados que dão choque a cada intervalo de tempo, tendo em conta que muitas vezes tem de se deslocar em plataformas móveis sobre as quais não temos nenhum controlo, é normal perder algumas vidas aí. No 2º acto já não há toda essa “trovoada”, mas é um acto sem qualquer “ring”, o que quer dizer que cada erro é fatal. O boss final deu-me algum trabalho em derrotá-lo nas primeiras vezes, mas depois de se lhe apanhar o jeito é simples.

Os níveis seguem uma progressão lógica, consegue-se perceber bem a transição das diferentes zonas, onde um riacho em Bridge Zone se transforma num enorme rio em Jungle Zone e num templo aquático em Labyrinth Zone. À semelhança da versão Mega Drive o jogo dá a sensação de se passar todo ao longo de um dia, onde em Green Hills Zone é de manhã e vai entardecer progressivamente até chegar à Sky Base Zone, onde é “escuro como o breu”.

Ao contrário das versões 16bit, em quase todas as versões 8bit dos jogos de plataforma do Sonic (e neste não é excepção), as esmeraldas fazem algum sentido ao serem coleccionadas. Aqui, as esmeraldas não fazem parte de níveis de bónus, elas estão espalhadas pelos níveis e têm de ser encontradas (1 por zona). Mas isso não quer dizer que não existem níveis de bónus neste jogo, existem sim e são uns níveis bastante coloridos repletos de molas e outros obstáculos semelhantes às máquinas de “pinball”. Estes níveis servem para adquirir montes de anéis, vidas e continues.

Durante vários meses foi o único jogo que eu tive e já lhe perdi a conta das vezes que o acabei. Uma curiosidade é que o final do jogo nas suas versões cartucho e embutido na consola é ligeiramente diferente. Na versão cartucho, após a pontuação é mostrado este ecrã onde aparece uma imagem do Sonic a cantar. Ora, eu na minha inocência de criança, após terem-me dito que aparecia esse ecrã final cheguei a estar cerca de meia hora a olhar para o ecrã da pontuação a ver se isso acontecia…

Sonic 1 Credits

Ecrã final dos créditos

Concluindo, para quem gosta dos Sonic clássicos, as versões 8bit geralmente também são bastante boas e esta não é excepção. Peca apenas por uma jogabilidade mais lenta e com menos manobras “mirabolantes” que se encontram presentes noutras iterações da série, como Sonic 2 e Sonic Chaos. As músicas são muito boas (Yuzo Koshiro style). Este jogo encontra-se também disponível na Virtual Console da Nintendo Wii, e, na versão Game Gear, nalgumas compilações como Sonic Mega Collection Plus para Xbox e PS2, ou no Sonic Adventure DX para Gamecube.

Sobre cyberquake

Nascido e criado na Maia, Porto, tenho um enorme gosto pela Sega e Nintendo old-school, tendo marcado fortemente o meu percurso pelos videojogos desde o início dos anos 90. Fã de música, desde Miles Davis, até Napalm Death, embora a vertente rock/metal seja bem mais acentuada.
Esta entrada foi publicada em Master System, SEGA com as etiquetas . ligação permanente.

2 respostas a Sonic the Hedgehog (Sega Master System)

  1. Pingback: Sonic the Hedgehog (Sega Mega Drive) | GreenHillsZone

  2. Pingback: Sonic the Hedgehog (Sega Game Gear) | GreenHillsZone

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.