Star Jacker (Sega SG-1000)

Continuando na viagem pelos 3 jogos de SG-1000 que arranjei no passado mês de Junho, chegou agora a vez de abordar este Star Jacker, mais uma adaptação de um antigo jogo arcade da Sega, que, por sua vez, já é um shmup vertical (certamente inspirado por Xevious), mas também com umas mecânicas de jogo muito incomuns.

Jogo com caixa, manual oficial em inglês e manual extra em francês, impresso pela distribuidora

Essencialmente este é, tal como o Xevious, um jogo que não tem fim e o objectivo é o de sobreviver o máximo de tempo possível e fazer uma pontuação cada vez melhor. Também tal como no Xevious temos 2 botões de ataque, um para disparar mísseis que atingem alvos no solo (embora infelizmente desta vez não tenhamos mira) enquanto o outro serve para atacar alvos aéreos. No entanto o jogo tem algumas mecânicas muito diferentes do que estaríamos à espera. Basicamente temos 4 naves que controlamos ao mesmo tempo, estão dispostas numa formação em fila e sempre que movemos a nave no topo, as outras seguem-se. Isto tem coisas boas e coisas más. As boas é que quadruplicamos o nosso poder de fogo. As más é que somos um alvo muito maior e é muito fácil perdermos uma nave ou duas em meros segundos. Se perdermos as quatro naves é game over. Por outro lado, quando controlamos uma nave apenas, apesar de o nosso poder de fogo ser muito reduzido, acabamos também por nos conseguirmos desviar muito melhor.

Tal como no Xevious, temos armas para alvos no solo e para aéreos

De resto, à medida que vamos amealhando pontos podemos também recuperar algumas das naves perdidas e ocasionalmente temos também alguns bosses para enfrentar. Tal como no Xevious estes são naves maiores e para as derrotar temos de acertar com uma bomba no seu centro. Se o conseguirmos fazer, somos imediatamente transportados para o final do nível e começamos o seguinte. Caso contrário, o boss vai-se embora e teremos mais nível pela frente.

Entre níveis voltamos à nossa base, onde poderemos recuperar algumas naves mediante a nossa pontuação

No que diz respeito aos audiovisuais, as semelhanças com o Xevious continuam, excepto nos cenários que não têm nada a ver, pois o jogo decorre em pleno espaço e estes transitam entre o espaço vazio e corredores de grandes naves e/ou estações espaciais. Mas os inimigos, esses continuam com um aspecto bastante abstracto e a banda sonora, tirando a música título que até é surpreendentemente agradável, as restantes músicas que vamos ouvindo durante o jogo são também melodias estranhas e muito minimalistas, tal como no Xevious. Um aspecto interessante a mencionar é o scrolling vertical existente no jogo. O hardware da SG-1000 não foi idealizado para jogos de acção que usem scrolling pelo que muitos dos jogos da SG-1000 que o têm, o resultado costuma ser bastante mau, com scrolling muito lento e que acaba até por nos desorientar um pouco. No entanto, o scrolling deste Star Jacker apesar de estar longe de perfeito, acaba por ser bem mais suave do que estava à espera.

Graficamente é um jogo muito simples e com naves inimigas também algo bizarras e minimalistas. Uma vez mais, como no Xevious!

Portanto este é um mais um shmup simples no catálogo da SG-1000. Imensas influências de Xevious, mas a mecânica de jogo que nos leva a controlar até 4 naves em simultâneo é, no mínimo, curiosa e original. O resultado é um jogo onde o maior poder de fogo acarreta muito maior risco de exposição ao dano, pelo que de certa forma o jogo até se pode tornar mais fácil se perdermos algumas vidas.

Sobre cyberquake

Nascido e criado na Maia, Porto, tenho um enorme gosto pela Sega e Nintendo old-school, tendo marcado fortemente o meu percurso pelos videojogos desde o início dos anos 90. Fã de música, desde Miles Davis, até Napalm Death, embora a vertente rock/metal seja bem mais acentuada.
Esta entrada foi publicada em SEGA, SG-1000. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.