Taz in Escape from Mars (Sega Mega Drive)

Voltando às rapidinhas e à Mega Drive, ficamos agora com a sequela do  Taz-Mania que já cá trouxe no passado. As mecãnicas de jogo são muito similares, apesar de introduzirem algumas novidades, pelo que não me vou alongar muito neste texto. O meu exemplar veio de um negócio que fiz com um particular do Reino Unido, algures em Maio deste ano, se bem que o jogo só me chegou às mãos algum tempo depois. Custou-me menos de 10€.

Jogo com caixa e manual

Tal como o nome do jogo indica, Taz foi raptado pelo marciano Marvin e o objectivo é escapar de volta para o planeta Terra, sendo que iremos passar por muitos destinos exóticos (incluindo o México) antes que isso aconteça.

Estas estátuas servem de checkpoints nos níveis

A nível de mecânicas de jogo, por um lado é muito semelhante ao seu antecessor, visto que temos um botão para saltar, outro para entrar em modo furacão e outro para comer alguns itens que podemos encontrar. Ao entrar no modo furacão conseguimos de facto andar e saltar muito mais rápido, mas também podemos destruir por engano alguns power ups. Podemos atacar os inimigos ao saltar-lhes em cima, atravessá-los como um furacão, ou através de alguns power ups que nos permitem atacar-lhes de outras formas, como cuspir pedras ou fogo. Nem todos os inimigos podem ser derrotados com todos os diferentes métodos de ataque, pelo que teremos de ir experimentando as alternativas.

Rodopiar continua a ser uma das habilidades mais importantes de Taz, mas deve ser usada com alguma precaução

Os power ups estão espalhados por todo o lado e alguns, como bombas ou bolos com velas de dinamite) tiram-nos um pouco de vida se os comermos. Outros power ups novos são as habilidades de ficar temporariamente gigante (e practicamente invencível), ou pequeno, tornando os nossos ataques ineficazes, mas por outro lado deixa-nos esgueirar por passagens pequenas. O furacão de Taz tem também novas funcionalidades, podendo agora perfurar terra (alguns níveis irão usar bastante esta habilidade), outros, em conjunto com um guarda-chuva especial que podemos encontrar e equipar, permitem-nos voar. Nalgumas zonas se corrermos em modo furacão até nos faz lembrar um pouco o Sonic, pois conseguimos fazer com que o Taz suba paredes e até tectos! De resto, temos vários níveis para percorrer, alguns bosses para defrontar, sendo que alguns dos níveis são bastante exigentes no platforming, pelo que nos poderão dar algum trabalho.

Graficamente este é um jogo bem competente, especialmente nos bosses que estão muito bem detalhados

A nível audiovisual, sinceramente tinha achado o predecessor um jogo um pouco inconsistente, pois não gostei muito do aspecto e design dos primeiros níveis mas depois a coisa lá melhorou. Nesta sequela está bem mais consistente, o design dos níveis, bem como o seu detalhe, animações e cores estão bem conseguidas. Teremos também múltiplas aparições de outras personagens do universo Looney Tunes, como é o caso de Yosemite Sam, Road Runner, Coyote, o que também é um toque agradável. As músicas, apesar de não serem propriamente memoráveis, não são nada más e adequam-se de certa forma aos níveis que estamos a percorrer. Por exemplo, no nível do méxico esperem por melodias mais tradicionais dessa região.

Portanto este Taz in Escape From Mars é um jogo de plataformas competente e desafiante, herdando a maioria das mecânicas do seu predecessor, mas também introduz algumas coisas novas. Existe também uma versão 8bit deste jogo, cuja versão Game Gear acabou também por sair na Europa, mas confesso que essa ainda não joguei.

Sobre cyberquake

Nascido e criado na Maia, Porto, tenho um enorme gosto pela Sega e Nintendo old-school, tendo marcado fortemente o meu percurso pelos videojogos desde o início dos anos 90. Fã de música, desde Miles Davis, até Napalm Death, embora a vertente rock/metal seja bem mais acentuada.
Esta entrada foi publicada em Mega Drive, SEGA. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.