Bonanza Bros (Sega Mega Drive)

Continuando pelas rapidinhas na Mega Drive, vamos agora abordar o Bonanza Bros, uma adaptação do jogo arcade de mesmo nome, produzido pela Sega no início da década de 90. Este é um jogo muito interessante, tanto pelas suas mecânicas de jogo stealth, o facto de poder ser jogado cooperativamente (aliás até é algo encorajado) e toda a estética do mesmo que é muito original. O meu exemplar foi comprado num grande lote de jogos de Mega Drive que comprei a um particular no final do mês de Janeiro, tendo-me ficado a um preço bem em conta.

Jogo com caixa

Então em que consiste este jogo? Aqui encarnamos nos papéis de Mobo e Robo, dois ladrões de profissão que recebem uma proposta de trabalho muito interessante. Alguém (certamente um multimilionário) queixa-se que anda a ser roubado e pede aos heróis que testem a segurança dos seus edifícios. Em cada nível teremos então 3 minutos para entrar, roubar uma série de objectos, e fugir até à saída em segurança. Claro que em cada nível teremos vários tipos de guardas que teremos de evitar. Mobo e Robo possuem também um revólver com tranquilizantes, que atordoa os guardas temporariamente. Se por outro lado um dos guardas nos atingir, ficamos nós atordoados (e com menos uma vida também), vom todos os itens que coleccionamos espalhados pelo chão, mas depois lá recuperamos. Uma coisa que sempre adorei fazer é abrir portas com algum guarda atrás, ficando logo estatelado na parede!

Em cada nível temos uma série de itens para roubar em 3 minutos e escapar com segurança

Apesar deste ser um jogo aparentemente 2D, na verdade temos alguma liberdade adicional de movimentos, pois podemo-nos movimentar em dois planos, um à frente, outro mais ao fundo. Isto é fundamental para evitarmos alguns obstáculos e conseguir fintar alguns guardas que, felizmente não possuem uma inteligência artificial fora de série. E alguns possuem escudos, pelo que não adianta disparar sobre eles de frente. Para além disso, como já referi no início do artigo, este é um jogo que encoraja o multiplayer cooperativo, até porque o ecrã está sempre dividio horizontalmente, mesmo quando jogamos sozinhos. A qualquer momento um segundo jogador pode ligar o comando e juntar-se à aventura, embora Mobo e Robo não tenham habilidades que os distingam entre si.

No centro do ecrã temos um mapa que nos mostra as escadas, locais onde estão os itens que temos de roubar e a saída

A nível audiovisual este é um jogo muito interessante, quanto mais não seja pelo design bizarro e original das personagens que sempre me agradou. Para além disso, os níveis são coloridos e bem detalhados, consistindo em escritórios, mansões, fábricas ou mesmo um navio de cruzeiro. Gosto especialmente do nível do museu, que é um grande tributo a todos os clássicos que a Sega havia produzido até à época. As músicas são agradáveis e os efeitos sonoros também – gosto particularmente do riso “neh he he” cada vez que roubamos alguma coisa.

Sobre cyberquake

Nascido e criado na Maia, Porto, tenho um enorme gosto pela Sega e Nintendo old-school, tendo marcado fortemente o meu percurso pelos videojogos desde o início dos anos 90. Fã de música, desde Miles Davis, até Napalm Death, embora a vertente rock/metal seja bem mais acentuada.
Esta entrada foi publicada em Mega Drive, SEGA. ligação permanente.

Uma resposta a Bonanza Bros (Sega Mega Drive)

  1. Mastigado diz:

    Eu tinha esse jogo e zerei várias vezes. Eu gostava de jogá-lo porque é multiplayer e porque gosto de jogos que tenham escadas, elevadores. Na época o pessoal falava que o jogo era podre porque o gráfico era ruim (aquela velha história de quem vive pra gráficos), mas a simplicidade deste jogo me cativava.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.