Game and Watch Gallery 2 (Nintendo Gameboy Color)

Antes de Gunpei Yokoi ter desenvolvido a Gameboy e com isso revolucionar todo o mercado de videojogos portáteis, já a Nintendo tinha explorado esse mercado, com aquelas típicas consolas de LCD como empresas como a Tiger viriam a fazer ao longo dos anos 80 e 90. A Nintendo apostou então na série Game & Watch, algumas das máquinas possuiam até 2 ecrãs, algo que veio a influenciar, muitos anos mais tarde, o desenvolvimento da Nintendo DS. Estes Game & Watch Gallery são portanto conversões de vários destes mini-jogos clássicos, sempre com algum extra adicional. O meu exemplar foi comprado algures no ano passado num bundle de vários cartuchos de GBC que me ficaram a cerca de 2/3€ cada um.

Apenas cartucho

Nesta compilação poderemos jogar versões similares às originais, bem como remakes que melhoram bastante o seu grafismo, dos seguintes jogos: Parachute, onde temos de salvar o os paraquedistas que se vão atirando para um rio infestado de tubarões, já na versão remasterizada temos o Mario como protagonista e os paraquedistas vão sendo toads ou koopas. Em Chef temos um gato a atirar comida pela cozinha, e a nossa personagem vai tendo de os apanhar com a sua frigideira, fazendo com que os alimentos ressaltem de novo. A ideia é mantê-los pelo ar, num jogo de malabarismo. Na sua versão remake, é a princea Peach que anda atrás da comida, com o Yoshi sempre as suas traseiras e comendo a comida que lhe atiramos. No Helmet, temos umas personagens a atirarnos com martelos e nós temos de sair da porta da esquerda até à da direita, evitando os martelos e outras ferramentas que nos vão sendo atirados. No remake jogamos com Mario e são os Hammer Bros a atirar com coisas. Em Vermin, controlamos um jardineiro equipado com um martelo que tem de acertar em doninhas que lhe planeiam invadir o jardim. Na versão moderna, jogamos com Yoshi, enquanto protege os seus ovos de insectos. Por fim, o último jogo disponível de início é uma adaptação do Donkey Kong, uma máquina de 2 ecrãs, pelo que aqui é jogado numa transição de 2 ecrãs, sem scrolling.

Os jogos destas colectâneas são um revisitar ao passado das portáteis da Nintendo

A jogabilidade, mesmo nas versões modernas destes minijogos, é muito rudimentar pois estamos a emular jogos de LCD onde a liberdade de movimentos era muito reduzida. As versões modernas apresentam no entanto gráficos muito melhores, com backgrounds bem definidos e músicas agradáveis. O objectivo acaba por fazer o máximo de pontos possível, sendo que sempre que consigamos fazer 1000 pontos ou mais em qualquer modo de jogo e respectiva dificuldade, acabamos por desbloquear um extra. E esses extras consistem na opção sound test, onde poderemos ouvir as músicas desta compilação, galerias informativas de várias máquinas Game & Watch lançadas ao longo da década de 80 e um outro mini jogo, o Ball. Este é o primeiro jogo Game & Watch alguma vez lançado e é nada mais nada menos que uma espécie de malabarismo.

Apesar de podermos jogar os minijogos com audiovisuais bem superiores, a jogabilidade continua semelhante

Portanto, estas compilações Game & Watch Gallery acabam por ser lançamentos interessantes principalmente para quem quiser conhecer um lado da história da Nintendo, podendo jogar versões emuladas de alguns dos seus clássicos e outras mais remasterizadas. No entanto, a nível de gameplay não se iludam, a jogabilidade permanece idêntica aos originais.

Sobre cyberquake

Nascido e criado na Maia, Porto, tenho um enorme gosto pela Sega e Nintendo old-school, tendo marcado fortemente o meu percurso pelos videojogos desde o início dos anos 90. Fã de música, desde Miles Davis, até Napalm Death, embora a vertente rock/metal seja bem mais acentuada.
Esta entrada foi publicada em Gameboy Color, Nintendo. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.