Micromachines 64 Turbo (Nintendo 64)

Voltando às rapidinhas, o jogo que cá trago hoje é uma conversão do Micromachines V3, que tinha saído originalmente para a Playstation. Foi o primeiro jogo da série a ser totalmente em 3D, e no ano seguinte ao seu lançamento eis que sai esta versão para a Nintendo 64, com um nome um pouco diferente. O meu exemplar veio da cash converters de Alfragide algures durante o Verão do ano passado. Creio que me custou uns 3€.

Apenas cartucho

Na sua essência, o jogo conta com 3 modos de jogo principais no single player. Tal como todos os que vieram antes, temos o Challenge, onde vamos percorrendo uma série de circuitos uns atrás dos outros, sendo que teremos de chegar sempre nos primeiros 2 lugares de forma a desbloquear o circuito seguinte. O Head 2 Head coloca-nos contra um oponente e o objectivo é deixá-lo para trás até que desapareça do ecrã. Fazendo isto uma série de vezes faz com que vençamos a corrida. Temos também o Time Trials Challenge, onde somos desafiados a terminar uma corrida abaixo de um tempo limite. Temos ainda single races para que possamos treinar as pistas, e como um todo, este até é um jogo com uma boa longevidade, pois mediante a personagem escolhida e os desafios a que nos propomos, poderemos vir a desbloquear vários novos carros.

Os menus são algo originais, onde levamos o carro por uma pequena viagem pelas opções

No que diz respeito ao multiplayer, temos também várias opções, algumas do single player, ou outras como o modo torneio. Nativamente a Nintendo 64 aceita 4 jogadores em simultâneo pelo que também podemos jogar em equipas de 2 contra 2. Ou então também podem participar 8 jogadores em simultâneo, com cada par de jogadores a partilhar o mesmo comando. Neste modo de jogo os carros aceleram automaticamente, pelo que um jogador fica com o d-pad, o outro com o C-button. Na vertente multiplayer podemos também apostar os carros que desbloqueamos, visto que cada jogador pode trazer o seu cartão de memória no seu comando.

Tal como nos seus antecessores, vamos conduzir carros de brinquedo por pistas improvisadas lá em casa

A jogabilidade em si é divertida, mas também exigente e que nos obriga a practicar bastante cada circuito. Isto pelo que os mesmos estão repletos de obstáculos, passagens apertadas, e os nossos oponentes geralmente não nos deixam em paz. Até porque cada veículo possui conduções diferentes, e o mesmo pode ser dito dos pisos. Até aqui nada de novo, mas o problema é que desta vez a transição para o 3D não foi a melhor. O sistema de câmara é mais dinâmico, não mantendo o ângulo fixo da top down view que sempre nos habituamos. E com esta câmara dinâmica não ajuda nada a desviarmo-nos dos obstáculos que nos aparecem. De resto temos também algumas novidades como diferentes powerups que podemos apanhar e que nos conferem habilidades como um boost na velocidade ou mesmo o uso de armas para atacar os nossos oponentes, como bombas ou mísseis.

Por vezes lá conseguimos ganhar alguns carros novos ou melhores

Graficamente é um jogo competente. Os circuitos passam-se nos mesmos lugares comuns desde o primeiro jogo, com pistas a existirem na mesa da cozinha, no bilhar, no jardim, num pequeno lago, entre outros. Os cenários estão bem detalhados, repletos de pequenos objectos ou criaturas que lhes dão vida, mas sinceramente prefiro de longe os gráficos 2D existentes nas versões anteriores de 16bit. Infelizmente as músicas não são nada de especial e não são muitas. Nada a apontar aos efeitos sonoros, mas o pouco voice acting que existe também poderia ser muito melhor.

Sobre cyberquake

Nascido e criado na Maia, Porto, tenho um enorme gosto pela Sega e Nintendo old-school, tendo marcado fortemente o meu percurso pelos videojogos desde o início dos anos 90. Fã de música, desde Miles Davis, até Napalm Death, embora a vertente rock/metal seja bem mais acentuada.
Esta entrada foi publicada em Nintendo, Nintendo 64. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.