Continuando pelas rapidinhas de jogos desportivos na Game Gear, o jogo que cá trago agora é mais um jogo de futebol e mais uma entrada numa série que assumiu diversos nomes mediante o sistema e a região em que os seus jogos foram lançados. Lembram-se da série Striker da Rage Software, cuja versão francesa da SNES se chamava Eric Cantona’s Football Challenge? Pois bem, as versões Sega desse mesmo jogo chamam-se Ultimate Soccer. O meu exemplar veio da Cash Converters de Belfast algures no mês de Novembro. Custou-me 2£.
Tal como as outras versões, esta também dispõe de diversos modos de jogo, desde partidas amigáveis para um ou dois jogadores, e competições de selecções, na forma de torneios ou campeonatos. Os torneios envolvem todas as 64 equipas presentes no jogo (Portugal ficou esquecido) e os campeonatos podem incluir até 16 equipas. É também possível practicar os penalties. O jogo toma uma perspectiva aérea semelhante ao World Cup Italia 90, com a jogabilidade a ser bastante rápida e fluída. No entanto, o ecrã pequeno da Game Gear também dificultaria um pouco as coisas, pois as sprites são bastante pequenas na versão Master System. Aqui lá tiveram de fazer um maior zoom ao relvado para se poder disinguir melhor o que está a acontecer no ecrã.
As músicas são bastante festivas e ao contrário de outras versões dos Strikers, aqui também tocam durante as partidas. As animações dos golos são engraçadas! As das faltas são também bastante detalhadas, com o árbitro em grande destaque. De resto, tal como referi acima é um jogo com uma jogabilidade rápida e fluída, muito à imagem de vários jogos de futebol de sucesso de estúdios europeus da década de 90, como Kick Off ou Sensible Soccer. O efeito de aftertouch onde depois de rematar podemos controlar ligeiramente a curvatura da bola está também aqui presente, através do d-pad. Em suma parece-me ser um bom jogo de futebol para a Game Gear, mas considero as versões 16-bit bastante superiores.
Pingback: Ultimate Soccer (Sega Mega Drive) | GreenHillsZone