Takin’ It to the Hoop (Turbografx-16)

Voltando às rapidinhas a jogos de desporto da Turbografx-16, é tempo de voltar ao basquetebol, felizmente para um jogo melhor que o TV Sports Basketball que cá trouxe há umas semanas atrás. Este meu exemplar foi também comprado a um particular juntamente com vários outros jogos de PC Engine e Turbografx-16, algures em Março deste ano. Este jogo em particular terá ficado por menos de 15€.

Jogo com caixa e manual embutido na capa.

No que diz respeito aos modos de jogo, temos a possibilidade de escolher jogar partidas singulares, participar num torneio por eliminatórias ou num campeonato, onde teremos de defrontar todas as outras equipas. Equipas essas que são fictícias, assim como os seus jogadores (nunca vi tantos brancos e asiáticos a jogar basketball numa liga norte-americana como aqui). Os controlos diferem um pouco se temos a posse de bola ou não. Nessa última hipótese, um botão alterna entre os jogadores seleccionados e o outro é o botão para atacar o oponente e tentar roubar-lhe a bola. Se temos a posse de bola, então um dos botões serve para passar e o outro para saltar que, ao carregar 2 vezes seguidas faz com que atiremos a bola ao cesto.

Visualmente é um jogo muito simples e com um aspecto muito cartoon na sua maioria

Uma das coisas que me fez lembrar o Double Dribble é que se estivermos muito próximos do cesto e saltarmos, o jogo transita automaticamente para uma perspectiva mais cinemática para uma tentativa de afundanço. E aí temos uns controlos estranhos que mais fazem lembrar um jogo de golfe: surge uma barra no ecrã com uma bola de basquetebol a transitar de um lado para o outro e temos de pressionar o botão quando a mesma se aproxima do centro, para termos mais hipóteses de sucesso. Por outro lado, do lado da outra equipa, um dos que estão a defender também salta e pode inclusivamente tentar roubar a bola. No caso de faltas serem cometidas temos direito a dois lançamentos livres e aí as mecânicas também são parecidas, com uma dessas barras a surgir e teremos de lançar quando a mini-bola de basquetebol esteja no centro, para ter sucesso.

Mas quando tentamos fazer um afundanço lá temos estas cutscenes mais cinemáticas e com as personagens com um aspecto mais realista

A nível audiovisual é um jogo super simples, mas funcional, ao contrário do TV Sports Basketball que tentava ter um feeling mais realista mas a sua implementação não foi de todo a melhor. Aqui o ringue de jogo é representado na sua totalidade e na horizontal, mantendo as coisas simples e funcionais. O detalhe do público é fraco, é verdade, mas as personagens têm um aspecto muito cartoon durante as partidas. Quando passamos para aqueles momentos mais cinemáticos, já têm um aspecto mais realista. E eu sei que já referi isto acima, mas não deixa de ser estranho ver tantos jogadores brancos (e alguns asiáticos) numa partida de basquetebol! Nada de especial a apontar aos efeitos sonoros, a música por sua vez vai tocando ao longo das partidas e até que nem é desagradável de todo.

Nos intervalos poderemos ir fazendo substituições e alterar a táctica

Portanto estamos perante o melhor jogo de basquetebol da Turbografx-16 / PC-Engine, o que por si só não quer dizer muito, até porque só há este e o TV Sports Basketball – a Turbo CD ou PC-Engine CD não receberam nenhum. Ainda assim, no meio dessa escassez, este jogo não deixa de ser minimamente competente e até dá bem para entreter por uns momentos, precisamente por ter um feeling mais arcade, que nestas consolas desta geração resulta muito melhor.

Sobre cyberquake

Nascido e criado na Maia, Porto, tenho um enorme gosto pela Sega e Nintendo old-school, tendo marcado fortemente o meu percurso pelos videojogos desde o início dos anos 90. Fã de música, desde Miles Davis, até Napalm Death, embora a vertente rock/metal seja bem mais acentuada.
Esta entrada foi publicada em NEC, Turbografx-16 - PC-Engine com as etiquetas . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.