Advanced V.G. (PC-Engine CD)

Advanced V.G. ou Advanced Variable Geo, é o segundo jogo da saga Variable Geo, que começou por ser uma série de jogos de luta que se tem ficado apenas pelo Japão. E tal não é de estranhar, pois o seu primeiro jogo, chamado apenas de Variable Geo, foi lançado apenas para os computadores PC-98 e aparentemente continha bastante conteúdo hentai, o que aparentemente acontece em todos os jogos desta série lançados em computadores japoneses. Este Advanced V.G. é aparentemente uma conversão do Variable Geo original, mas com o conteúdo hentai removido e o mesmo parece acontecer para os restantes jogos da saga lançados em consolas. O meu exemplar foi comprado a um particular algures no mês de Janeiro por 20€.

Jogo com caixa, manual embutido na capa, registration card e spine

Ora este é então um jogo de luta de 1 contra 1 com um elenco completamente feminino. Muitas das lutadoras têm fatos de criada e estão a competir num torneio qualquer de artes marciais. Para um jogo que foi outrora hentai, tal não é de estranhar e deve fazer algum sentido. Dispomos no entanto diversos modos de jogo como o “Normal” que é essencialmente similar ao modo arcade de jogos de luta convencionais, o VS para dois jogadores e o modo história. Aqui neste último estamos restringidos a jogar com a personagem principal Yuka, defrontando cada uma das outras adversárias de cada vez e onde teremos direito a várias cutscenes animadas e narradas entre cada combate. A jogabilidade é simples e este é um dos jogos onde é recomendado o uso de um comando de 6 botões pois precisamos de pelo menos 4 botões faciais para socos e pontapés fracos ou fortes. Caso usemos um comando tradicional de 2 botões, lá teremos de fazer alguma ginástica adicional. Nesse caso, os botões I e II servem para socos e pontapés, mas a sua intensidade varia consoante o tempo em que mantemos cada botão pressionado.

Advanced V.G. é um clone de Street Fighter II até que bem competente. Pelo menos é fluído.

A nível audiovisual até que é um jogo bem conseguido para uma PC-Engine. As personagens estão bem detalhadas e animadas e visto que todas as personagens são femininas, assim como as origens hentai desta série, esperem por uns quantos momentos de fanservice. O jogo está repleto de cutscenes, particularmente se jogarmos o modo história. Mas mesmo antes de chegar ao ecrã título, temos umas quantas pequenas cutscenes narradas que apresentam todo o elenco. Estas cutscenes são igualmente coloridas, bem detalhadas e com o fanservice habitual. Sendo um jogo em formato CD esperem também por muitos diálogos, infelizmente inteiramente em japonês. As músicas são bastante variadas entre si e com uma qualidade CD audio e apesar de não serem propriamente desagradáveis, também não são necessariamente memoráveis.

O jogo está repleto de cutscenes animadas e devido à sua origem questionável, esperem por muitos panty shots

Portanto este Advanced V.G. é um jogo de luta que apesar de todo o fanservice que possui devido às suas origens mais questionáveis, até que possui uma jogabilidade fluída e é um jogo capaz de entreter. Está também repleto de cutscenes bem detalhadas e narradas, particularmente no modo história. Existem no entanto outras versões deste jogo que aparentam ser, pelo menos visualmente, melhores. Em 1995 a Super Famicom recebeu uma versão intitulada de Super V.G. com gráficos mais coloridos e detalhados mas sem as vozes e cutscenes animadas. No ano de 1996 foi a vez da Playstation receber uma versão aparentemente melhorada e no ano seguinte a Saturn também recebeu uma conversão, pelo que essas versões 32bit deverão ser mais interessantes.

Sobre cyberquake

Nascido e criado na Maia, Porto, tenho um enorme gosto pela Sega e Nintendo old-school, tendo marcado fortemente o meu percurso pelos videojogos desde o início dos anos 90. Fã de música, desde Miles Davis, até Napalm Death, embora a vertente rock/metal seja bem mais acentuada.
Esta entrada foi publicada em NEC, Turbo CD - PC-Engine CD com as etiquetas . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.