Luxor Evolved (PC)

Continuando pelas rapidinhas no PC com jogos mais casuais, vamos ficar agora com este Luxor Evolved, um puzzle game todo estiloso e com uma jogabilidade bastante viciante como não poderia deixar de ser. O meu exemplar veio parar à minha conta no steam em altura incerta, muito provavelmente terá vindo nalgum indie bundle que comprei ao desbarato.

Mas então como são as mecânicas de jogo? Basicamente é um daqueles jogos onde podemos disparar esferas coloridas e, tal como os Puzzle Bobble / Bust-a-Move, a ideia é a de juntar várias peças da mesma cor, fazendo-as desaparecer. Bom, mas este jogo (e aparentemente toda a série Luxor) é mais um clone do Puzz Loop / Ballistic, onde essas esferas coloridas vão seguindo uma série de caminhos pré-determinados e quando fazemos desaparecer um bloco de esferas da mesma cor, o “comboio” das esferas restantes vai-se juntando e, caso novas esferas da mesma cor entrem em contacto, também desaparecem, potenciando uma reacção em cadeia que nos dará mais pontos. Mas se no Puzz Loop tínhamos um canhão no centro desse labirinto, aqui controlamos uma espécie de uma nave que se pode mover livremente de forma horizontal pelo ecrã e disparar na vertical.

O objectivo é o de evitar que as “serpentes coloridas” alcancem as pirâmides no fim do caminho e rapidamente as coisas podem-se tornar caóticas

Ora é um conceito bastante simples, mas naturalmente que à medida que vamos avançando no jogo (são 8 mundos com 6 níveis cada, sendo que o sexto nível de cada zona é sempre um boss) a dificuldade também vai aumentando, sejam os labirintos mais complexos, ou simplesmente pela maior velocidade das coisas, que nos exige reflexos ainda mais rápidos. Mas felizmente também vamos poder ir desbloqueando uma série de power ups, que vão surgindo à medida que vamos criando combos (mas também temos de os apanhar!). Esses power ups podem ser coisas tão simples como abrandar temporariamente a acção, ou mesmo reverter o sentido de rotação das esferas, bem como uma série de diferentes mísseis ou armas de fogo que podemos usar de forma limitada para destruir algumas esferas que nos estejam a complicar a vida. Ou outros power ups mais raros como os de destruir todas as esferas de uma certa cor. Já houve vários níveis em que sentia que estava tudo perdido e de repente um desses power ups salva-me a vida, com um grande balão de oxigénio e que lá me permitiu acabar o nível mais sossegadamente. De resto temos apenas 3 vidas, mas continues infinitos, sendo que cada vez que um continue é usado, a nossa pontuação volta a zero. Existem também níveis secretos e de bónus que podemos tentar desbloquear!

No final de cada mundo temos sempre um confronto contra um boss e o objectivo é o de “limpar” as esferas coloridas que circulam à volta do seu núcleo, o que parece mais fácil do que é,

A nível audiovisual, este é também um jogo muito peculiar. Aparentemente a série Luxor possui desde sempre visuais inspirados na antiga civilização egípcia e aqui não é diferente nesse aspecto. É diferente sim por possuir visuais neon bem mais arrojados, com gráficos vectoriais que fazem lembrar alguns dos antigos jogos arcade nas décadas de 70 e 80. A música é também sempre fast paced, com uma grande toada electrónica e que, a meu ver, resulta bem, tanto com os visuais, como mesmo com o próprio estilo de jogo.

Portanto este Luxor Evolved acabou por se revelar numa óptima supresa, sendo um jogo algo casual, é certo, mas também bastante divertido e que nos entretém durante uns bons pares de horas.

Sobre cyberquake

Nascido e criado na Maia, Porto, tenho um enorme gosto pela Sega e Nintendo old-school, tendo marcado fortemente o meu percurso pelos videojogos desde o início dos anos 90. Fã de música, desde Miles Davis, até Napalm Death, embora a vertente rock/metal seja bem mais acentuada.
Esta entrada foi publicada em PC com as etiquetas . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.