Ridge Racer 2 (Sony Playstation Portable)

Há cerca de um ano atrás trouxe cá o primeiro Ridge Racer para a PSP, que acabou por se revelar uma excelente surpresa, pois apesar de não trazer conteúdo inteiramente novo, é um jogo de corridas muito competente, especialmente considerando que foi um título de lançamento da Playstation Portable. E então como se safou esta sequela? É o que veremos em seguida. O meu exemplar foi comprado algures em Dezembro de 2020 numa CeX do Porto, tendo custado 2€.

Jogo com caixa e manual

Ora o tal primeiro Ridge Racer da PSP era uma homenagem aos clássicos da série que saíram para a PS1 e Arcade, ao apresentar muitos dos circuitos existentes nessas versões, mas com gráficos melhorados e uma jogabilidade ainda mais intensa, com o uso ocasional de nitros para atingir velocidades ainda mais estonteantes! Este Ridge Racer 2 apesar de ser um excelente jogo de corrida arcade também, infelizmente acaba por desiludir ao trazer muito pouco conteúdio novo. Devia-se chamar qualquer coisa como Ridge Racer Remix ou algo do género! Aliás, já o primeiro da PSP é que deveria ter esse nome!

Como é habitual nos Ridge Racer, os carros são fictícios

Portanto temos aqui os mesmos modos de jogo do seu predecessor, com mais um ou outro adicional. O principal é o modo World Tour que, tal como no jogo anterior, consiste em conjuntos de pequenos campeonatos, sendo que cada campeonato é composto por um número variável de corridas individuais. Em cada corrida começamos sempre na última posição (12º lugar) e o objectivo é completar a corrida nos lugares cimeiros, pelo menos acima do limite para sermos qualificados para a corrida seguinte. À medida que vamos progredindo nesse modo de jogo, iremos desbloquear novos circuitos e carros que passarão a ficar desbloqueados nos restantes modos de jogo. E aqui temos o Arcade, Time Attack, mas também os novos Survival e Duel. O primeiro coloca-nos numa corrida onde quem termina a volta na última posição é eliminado e o Duel são, como o nome indica, corridas contra apenas um oponente, que tipicamente conduz muito melhor que os oponentes habituais nas restantes corridas. Existe também um modo de jogo multiplayer que sinceramente não experimentei.

Com os nitros é possível atingir velocidades estonteantes!

A nível visual, tal como o seu predecessor é excelente e sinceramente é um jogo de corridas que tem melhor aspecto que muitos outros da própria Playstation 2! Os cenários possuem um detalhe incrível, particularmente nas pistas à noite e em zonas urbanas. Efeitos como o rasto de luz dos faróis traseiros dos carros estão também muito bem conseguidos e os carros em si possuem detalhe considerável. Os dos nossos oponentes já possuem texturas um pouco piores, algo que é notório quando nos aproximamos deles. A nível de banda sonora, continua bastante eclética, com temas mais electrónicos, jazz, rock ou misturas de géneros que a meu ver resultam bem. É um jogo visualmente excelente mas lá está, não traz muito de novo face ao seu predecessor. Até os visuais nos menus e afins são idênticos!

Portanto este Ridge Racer 2 é mais um excelente jogo de corridas, especialmente para quem procura experiências mais arcade e não propriamente de simulação. Os nitros, que têm de ser usados de forma inteligente, permitem-nos atingir velocidades estonteantes e é um jogo que nos vai obrigar a practicar bastante até os drifts saírem perfeitos. Mas para quem tenha comprado o primeiro Ridge Racer e depois tenha comprado este por full price, acredito que tenha ficado desiludido pelo pouco conteúdo adicional que traz. Se não têm nenhum, recomendo vivamente a saltarem directamente para este.

Sobre cyberquake

Nascido e criado na Maia, Porto, tenho um enorme gosto pela Sega e Nintendo old-school, tendo marcado fortemente o meu percurso pelos videojogos desde o início dos anos 90. Fã de música, desde Miles Davis, até Napalm Death, embora a vertente rock/metal seja bem mais acentuada.
Esta entrada foi publicada em PSP, Sony com as etiquetas . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.