Há cerca de um ano atrás trouxe cá o primeiro Ridge Racer para a PSP, que acabou por se revelar uma excelente surpresa, pois apesar de não trazer conteúdo inteiramente novo, é um jogo de corridas muito competente, especialmente considerando que foi um título de lançamento da Playstation Portable. E então como se safou esta sequela? É o que veremos em seguida. O meu exemplar foi comprado algures em Dezembro de 2020 numa CeX do Porto, tendo custado 2€.
Ora o tal primeiro Ridge Racer da PSP era uma homenagem aos clássicos da série que saíram para a PS1 e Arcade, ao apresentar muitos dos circuitos existentes nessas versões, mas com gráficos melhorados e uma jogabilidade ainda mais intensa, com o uso ocasional de nitros para atingir velocidades ainda mais estonteantes! Este Ridge Racer 2 apesar de ser um excelente jogo de corrida arcade também, infelizmente acaba por desiludir ao trazer muito pouco conteúdio novo. Devia-se chamar qualquer coisa como Ridge Racer Remix ou algo do género! Aliás, já o primeiro da PSP é que deveria ter esse nome!
Portanto temos aqui os mesmos modos de jogo do seu predecessor, com mais um ou outro adicional. O principal é o modo World Tour que, tal como no jogo anterior, consiste em conjuntos de pequenos campeonatos, sendo que cada campeonato é composto por um número variável de corridas individuais. Em cada corrida começamos sempre na última posição (12º lugar) e o objectivo é completar a corrida nos lugares cimeiros, pelo menos acima do limite para sermos qualificados para a corrida seguinte. À medida que vamos progredindo nesse modo de jogo, iremos desbloquear novos circuitos e carros que passarão a ficar desbloqueados nos restantes modos de jogo. E aqui temos o Arcade, Time Attack, mas também os novos Survival e Duel. O primeiro coloca-nos numa corrida onde quem termina a volta na última posição é eliminado e o Duel são, como o nome indica, corridas contra apenas um oponente, que tipicamente conduz muito melhor que os oponentes habituais nas restantes corridas. Existe também um modo de jogo multiplayer que sinceramente não experimentei.
A nível visual, tal como o seu predecessor é excelente e sinceramente é um jogo de corridas que tem melhor aspecto que muitos outros da própria Playstation 2! Os cenários possuem um detalhe incrível, particularmente nas pistas à noite e em zonas urbanas. Efeitos como o rasto de luz dos faróis traseiros dos carros estão também muito bem conseguidos e os carros em si possuem detalhe considerável. Os dos nossos oponentes já possuem texturas um pouco piores, algo que é notório quando nos aproximamos deles. A nível de banda sonora, continua bastante eclética, com temas mais electrónicos, jazz, rock ou misturas de géneros que a meu ver resultam bem. É um jogo visualmente excelente mas lá está, não traz muito de novo face ao seu predecessor. Até os visuais nos menus e afins são idênticos!
Portanto este Ridge Racer 2 é mais um excelente jogo de corridas, especialmente para quem procura experiências mais arcade e não propriamente de simulação. Os nitros, que têm de ser usados de forma inteligente, permitem-nos atingir velocidades estonteantes e é um jogo que nos vai obrigar a practicar bastante até os drifts saírem perfeitos. Mas para quem tenha comprado o primeiro Ridge Racer e depois tenha comprado este por full price, acredito que tenha ficado desiludido pelo pouco conteúdo adicional que traz. Se não têm nenhum, recomendo vivamente a saltarem directamente para este.