Eikan wa Kimi ni: Koukou Yakyuu Zenkoku Taikai (PC-Engine CD)

Se eu já achei o Kore Ga Pro Yakyuu ’89 um jogo aborrecido por três motivos: ser um jogo de baseball, ser um jogo de simulação onde tomamos apenas o papel de treinador e o terceiro ser relativo à barreira da linguagem, que tendo o jogo totalmente em japonês também não ajuda nada. Então o que dizer de um outro jogo de management de baseball, mas que teve as suas origens em computadores nipónicos, sendo por isso muito mais complexo? Bom, é por essas razões que o artigo de hoje será mais uma rapidinha. O meu exemplar veio de um bundle de vários jogos de PC-Engine que importei do Japão no passado mês de Dezembro, foi um conjunto de 7 jogos bem barato, tendo-me custado pouco mais de 20€, mas todas as restantes despesas de transporte e desalfandegamento ficaram muito mais caras, o que me deixou bastante frustrado.

Jogo com caixa, manual e livro de estatísticas

Aqui tomamos uma vez mais o papel de treinador, não de um clube qualquer da liga japonesa, mas sim de uma equipa de baseball da escola secundária. Aparentemente existem cerca de 4000 escolas que podemos representar – naturalmente não faço ideia se são reais ou não, mas tendo em conta que o jogo inclui um grande livro de estatísticas para além do manual, eu diria então que sim. Mas o primeiro impacto que temos aqui é mesmo a barreira da linguagem. Logo nos primeiros ecrãs eu não fazia ideia do que estava a escolher, se teria de escrever o meu nome, ou se já estaria a seleccionar alguma escola para quem representar. Depois lá fui bombardeado com perguntas em que não fazia ideia do que estava a responder e depois lá teria um menu onde poderíamos começar a trabalhar, mas mesmo esse não é nada amigável. E basicamente aqui teremos de definir uma série de treinos consoante as necessidades da equipa que estamos a treinar. Desde treinos 100% físicos como fortalecimento muscular, ou outros mais técnicos como treinar lançamentos, bastonadas e por aí fora. Eventualmente lá vemos a equipa a jogar em competição mas, tal como no Kore Ga Pro Yakyuu somos meros espectadores, embora possamos tomar algumas decisões técnicas.

Aqui teremos de definir agendas de treino consoante as necessidades da equipa e dos jogadores individuais

A nível gráfico é um jogo simples. Por um lado é muito pesado em texto e menus atrás de menus, o que seria de esperar visto ser um jogo de simulação, mas durante os treinos ou durante as partidas lá vemos alguns gráficos. Tanto num caso como no outro as sprites são minúsculas mas sinceramente até achei piada que assim fossem. E sendo este um jogo em CD-Rom, esperem por músicas de qualidade CD audio, bem como algumas vozes digitalizadas. Não sou o maior fã desta banda sonora, pois pelo pouco que descobri tanto vamos tendo melodias calmas em piano durante a parte de management, uma música mais enérgica durante os treinos e uma outra muito mais festiva durante as partidas, até parece tirada do circo!

Este é um jogo muito pesado em texto e menus, e estando totalmente em japonês não será uma barreira fácil

Portanto este é mais um jogo que não é para mim. Continuo a não ser apreciador de baseball, muito menos quando temos um papel de treinador. Se eu não entendo o desporto, não faço ideia do melhor que seria para a equipa. E ainda com toda esta barreira linguística… não dá mesmo! Felizmente, até à data, não tenho mais jogos de baseball para comentar!

Sobre cyberquake

Nascido e criado na Maia, Porto, tenho um enorme gosto pela Sega e Nintendo old-school, tendo marcado fortemente o meu percurso pelos videojogos desde o início dos anos 90. Fã de música, desde Miles Davis, até Napalm Death, embora a vertente rock/metal seja bem mais acentuada.
Esta entrada foi publicada em NEC, Turbo CD - PC-Engine CD. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.