Rambo III (Sega Mega Drive)

O Rambo III, para além de ser um dos mais icónicos filmes de acção da década de 80, foi também um dos primeiros jogos que joguei após ter descoberto o admirável mundo da emulação algures no final de 1998 (saudades do KGen98 e Genecyst). E apesar de existir também uma adaptação do Rambo III para a Master System, este é na verdade um jogo inteiramente diferente. O meu exemplar foi comprado numa CeX algures no mês passado de Novembro, tendo-me custado 15€.

A versão Master System é um light gun shooter similar ao Operation Wolf, enquanto esta versão 16-bit já é um shooter similar a jogos como Ikari Warriors ou Commando. Curiosamente todos esses jogos tiveram como inspiração filmes como este Rambo ou Commando do tio Arnold. Mas enquanto jogos como Commando nos colocam num caminho linear, mas repleto de inimigos para enfrentar e com um boss no final, aqui há também um foco na sua exploração, isto porque numa grande parte dos níveis teremos de explorar bases inimigas e resgatar prisioneiros de guerra, ou destruir depósitos de munições.

Ao usar o arco e flecha devemos manter o botão B pressionado durante algum tempo para o ataque ser mais poderoso

A nível de jogabilidade as coisas são simples. Rambo está munido de uma metralhadora com munição infinita e que podemos disparar livremente em 8 direcções com o botão C. Paralelamente à metralhadora vamos tendo também três armas especiais cujas podemos alternar livremente com o botão A, sendo essas uma faca que naturalmente também podemos usar infinitamente, bem como bombas que detonam após alguns segundos ou um arco e flechas explosivas. Podemos usar estas armas secundárias com o botão B, depois de as seleccinar com o A. As flechas explosivas, para maximizar o seu poder explosivo, devemos deixar o botão B pressionado durante alguns segundos para as “carregar”. De resto, e à medida que vamos matando inimigos, estes vão também deixando alguns itens que podemos coleccionar, desde flechas explosivas, bombas ou mesmo vidas extra que serão preciosas, pois cada dano que sofremos é uma vida perdida. Convém também mencionar que no final de alguns níveis teremos ainda uns segmentos especiais onde teremos de defrontar um boss. E aqui o jogo muda a sua perspectiva para as costas de Rambo onde, tal como no filme, teremos de disparar uma (ou mais) flechas explosivas bem carregadas e atingir um ou mais helicópteros ou tanques, sendo que teremos de nos desviar também dos seus projécteis.

O jogo muda de perspectiva nos confrontos contra os bosses

Graficamente é um jogo algo simples até porque foi lançado ainda no início do ciclo de vida desta plataforma. Vamos ter alguns níveis em plena selva, outros tantos em bases militares inimigas, tanto nos seus pátios exteriores, como nos seus interiores. É também um jogo curto, com 6 missões apenas, embora estas ainda nos irão dar algum trabalho até nos habituarmos bem às mecânicas de jogo. A nível e som, sinceramente não achei assim nada de especial. De resto, principalmente se o jogarmos em dificuldades mais avançadas, é um jogo que irá colocar um maior número de inimigos no ecrã em simultâneo e quando isso acontece, o jogo acaba por sofrer alguns abrandamentos.

O jogo até que segue de forma algo ligeira os acontcimentos do filme

De resto este Rambo III é um jogo curto, porém sólido e que irá agradar aos fãs de shooters do tipo Ikari Warriors, Mercs ou Commando. Para além da sua temática ser semelhante, a sua jogabilidade é também bastante simples como esses jogos, oferecendo na mesma um bom desafio até porque todos os disparos contam.

Sobre cyberquake

Nascido e criado na Maia, Porto, tenho um enorme gosto pela Sega e Nintendo old-school, tendo marcado fortemente o meu percurso pelos videojogos desde o início dos anos 90. Fã de música, desde Miles Davis, até Napalm Death, embora a vertente rock/metal seja bem mais acentuada.
Esta entrada foi publicada em Mega Drive, SEGA. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.