ATP Tour (Sega Mega Drive)

Continuando pelas rapidinhas, ficamos agora com mais um jogo de desporto na Mega Drive. Este ATP Tour é nada mais nada menos que o sucessor da série Wimbledon, herdando muitas particularidades da versão Mega Drive que cá trouxe recentemente. E o meu exemplar foi comprado algures num bundle de vários jogos de Mega Drive que comprei algures em Setembro numa feira de velharias. Custou-me algo em volta dos 3€ se bem me recordo.

Jogo com completo com caixa e manuais

Aqui temos vários modos de jogo desde partidas amigáveis que podem ser de 1 contra 1 como de 2 contra dois, onde neste caso podem ser até jogadas em multiplayer de 1 até 4 jogadores em simultâneo. Para além disto temos diversos torneios, desde um torneio “simples”, um outro “sénior” onde supostamente só entram grandes tenistas do passado e por fim temos o ATP Tour, um modo temporada onde poderemos participar numa série de torneios de ténis ao longo do mundo. Visto que cada partida de ténis é composta por um número (configurável) de sets, cada torneio tem o potencial de demorar imenso. Aqui, tal como no Wimbledon, temos a possibilidade de escolher um tenista anónimo e, tal como um RPG, teremos 10 pontos para distribuir como bem entendermos em diversos atributos. À medida que vamos progredindo no jogo e vencendo torneios, o nosso jogador vai melhorando os seus atributos. De resto a jogabilidade é algo similar à do Wimbledon, com os 3 botões faciais a servirem para executar diferentes tipos de raquetadas.

Visualmente não anda muito longe do Wimbledon

A nível audiovisual, bom infelizmente o jogo não evoluiu muito graficamente desde o Wimbledon. As arenas possuem pouco detalhe (se bem que desta vez o público parece mais animado), assim como os tenistas e restantes NPCs como o árbitro e apanha bolas. Mas só pelo facto de termos apanha-bolas a interagir no jogo já é um pormenor interessante! A nível de som, nada de especial a apontar nas poucas músicas existentes, já os efeitos sonoros, bom, aqui temos muitas mais vozes digitalizadas que no Wimbledon. Para além de anunciarem os pontos, faltas e afins, desta vez também anunciam o nome dos tenistas. Há portanto uma amostragem muito maior de samples de voz, mas infelizmente a qualidade das mesmas é inferior. Não se pode ter tudo, parece-me.

Uma das coisas interessantes deste ATP Tour é a quantidade de retratos de tenistas, se bem que eu apenas tenha reconhecido o Pete Sampras

Portanto este ATP Tour até que me parece um jogo de ténis bastante sólido para uma consola 16bit. É certo que existem outros jogos da mesma era visualmente muito mais interessantes, mas a nível de conteúdo, confesso que este jogo me surpreendeu bastante.

Sobre cyberquake

Nascido e criado na Maia, Porto, tenho um enorme gosto pela Sega e Nintendo old-school, tendo marcado fortemente o meu percurso pelos videojogos desde o início dos anos 90. Fã de música, desde Miles Davis, até Napalm Death, embora a vertente rock/metal seja bem mais acentuada.
Esta entrada foi publicada em Mega Drive, SEGA. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.