Jurassic Park (PC)

Voltando às rapidinhas dos jogos de aventura da Telltale, hoje temos mais uma grande licença do cinema adaptada (novamente) ao mundo dos videojogos. Em 2011 a Telltale resolveu revisitar o mundo do primeiro filme da saga, oferecendo-nos mais um jogo de aventura por episódios, já com mecânicas de jogo muito próximas ao que jogos como The Walking Dead nos viriam a oferecer. A minha cópia digital do steam foi comprada algures num humble bundle no ano passado por uma bagatela.

A piada da história do jogo está em que a mesma decorre algures durante os acontecimentos do primeiro filme, numa história que envolve várias personagens, inicialmente separadas. Por um lado temos um arqueólogo, funcionário da InGen e a sua filha adolescentente que ficaram presos na ilha depois da tragédia do primeiro filme, por outro temos uma dupla de espiões industriais que entram na ilha em segredo para receberem os embriões de dinossauros que Nedry tinha roubado, uma dupla de cientistas funcionários da InGen e por fim temos também um pequeno esquadrão de mercenários ao serviço da InGen, enviados para a ilha de forma a resgatar os sobreviventes. Uma mistura interessante de personagens!

Confrontos com T-Rex? Check.

As mecânicas de jogo na teoria são as de um jogo de aventura point ‘n click, onde teremos de interagir com pessoas e objectos nos cenários e resolver puzzles de forma a progredir no jogo. No entanto, apesar dessas mecânicas de jogo estarem todas lá, aqui, tal como em The Walking Dead, acaba por haver um foco muito maior na acção do que propriamente no resto. Existem diálogos e várias hipóteses de escolha, mas o jogo é practicamente 100% linear. Diálogos e puzzles à parte, temos depois as sequências de acção, que são practicamente longos segmentos de quick time events, onde teremos de carregar numa série de teclas ou outras instruções que nos vão aparecendo no ecrã. Infelizmente estes quick time events nem sempre são assim tão simples quanto isso. Por vezes temos de carregar numa tecla não logo que a mesma apareça no ecrã, mas sim só algum tempo depois, outras vezes temos uma sequência de teclas para carregar, cuja tecla seguinte só sabemos quando pressionarmos a anterior. Até aqui tudo bem, mas tendo em conta que muitas vezes temos apenas fracções de segundo para agir antes de sermos comido por um dinossauro, por vezes acaba por ser um pouco frustrante.

Bom, os Raptors aprenderam. E outros também!

Depois o jogo tem todo um sistema de achievements que nos obriga a saber esta sequência de QTEs na perfeição, sem uma única falha. Felizmente, para quem quiser ser perfeccionista, poderemos rejogar posteriormente estas sequências de acção, de forma a passá-las com um ranking melhor.

No que diz respeito aos audiovisuais, nada de muito relevante a apontar. Ao contrário dos outros jogos da Telltale, aqui todos possuem visuais muito mais realistas, mais uma vez com uma especial preocupação nas expressões faciais, o que acho que resultou bem. A banda sonora herda muitas melodias do filme original, e o voice acting até que é bastante competente. Seria interessante ver algumas referências às personagens do filme, mas tirando o nome de Hammond ser repetido por várias vezes, as referências quase que nem existem.

Sobre cyberquake

Nascido e criado na Maia, Porto, tenho um enorme gosto pela Sega e Nintendo old-school, tendo marcado fortemente o meu percurso pelos videojogos desde o início dos anos 90. Fã de música, desde Miles Davis, até Napalm Death, embora a vertente rock/metal seja bem mais acentuada.
Esta entrada foi publicada em PC com as etiquetas . ligação permanente.

2 respostas a Jurassic Park (PC)

  1. drac0nian diz:

    Continuo a preferir a versão DOS, apesar dos martelanços todos no config.sys e autoexec.bat para arranjar memória base, e emm, para aquilo correr 😛

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.