Gremlins 2 (Nintendo Entertainment System)

Continuando pelas rapidinhas, o jogo de hoje leva-nos à adaptação para consolas da Nintendo do filme Gremlins 2, lançado algures em 1990. Digo adaptação para as consolas da Nintendo pois existe uma outra versão do Gremlins 2 produzida pela Elite para os vários computadores da época. Esta versão é produzida pela Sunsoft, tendo sido lançada para a NES e Nintendo Gameboy respectivamente. O meu exemplar foi comprado algures durante o mês passado a um particular, tendo-me custado uns 12€.

Apenas cartucho

Os filmes dos Gremlins são baseados nas estranhas e misteriosas criaturas peludas, que não podem nem ser alimentadas depois da meia-noite, nem molhadas com água. Se tal acontecer, a criatura fofinha dá origem a uma série de diabretes capazes de causar o caos, algo que aconteceu numa pequena cidade do interior norte-americano no primeiro filme, preparando-se para acontecer agora em plena Nova Iorque. Neste jogo tomamos o papel do próprio Gremlin “bom” que percorrerá um arranha-céus e assim derrotar todos os Gremlins maus e outras criaturas que encontrar.

Este é um jogo de acção numa perspectiva aérea que mistura conceitos de shooter com os de um jogo de plataformas. O objectivo é levar o Gizmo até à saída do nível, atravessando uma série de obstáculos e inimigos, tipicamente culminando na luta contra um boss. A jogabilidade é simples com um botão para saltar e um outro para atacar. Ao longo dos níveis e à medida que vamos combatendo os inimigos, estes vão deixando para trás alguns itens que nos poderão ajudar. O mais comum são pequenos cristais que servem de unidade monetária do jogo, mas também podemos encontrar Pogo Sticks que nos permitem saltar sobre os inimigos e derrotá-los rapidamente, de forma temporária. Temos um relógio que paralisa brevemente os inimigos no ecrã e uma lâmpada que destrói todos os que estejam presentes no ecrã.

Ao longo do jogo não vamos enfrentar outros Gremlins apenas, mas também criaturas estranhas como tomates gigantes

Para além disso, de vez em quando encontramos portas que nos levam a uma loja. É aqui que podemos trocar os cristais por alguns itens, se bem que apenas podemos comprar um item de cada vez: temos um balão (podemos carregar um máximo de 5) onde a cada vez que nos enganamos um salto e vamos caindo de um precipício, este balão é usado automaticamente, dando-nos alguns segundos para nos colocarmos em segurança. Podemos também comprar power ups temporários para a nossa arma, bem como corações extra que nos aumentam a barra de vida (mas infelizmente só até ao fim do nível) ou mesmo vidas extra. De resto, no final dos confrontos com cada boss ganhamos um upgrade à nossa arma, que, tal como nos shmups, tipicamente consegue disparar em várias direcções e com projécteis mais poderosos.

Eventualmente lá encontramos lojas secretas onde podemos comprar alguns itens que nos ajudarão

De resto a nível gráfico é um jogo minimamente competente, embora os cenários não sejam lá muito variados entre si. Mas o que me agrada mesmo são as músicas! A Sunsoft tipicamente faz um excelente trabalho neste campo e este título não é excepção à regra! Algumas das músicas são mesmo viciantes! De resto é um jogo bastante agradável de se jogar, pelo que recomendo que lhe dêm uma olhada se tiverem a oportunidade.

Sobre cyberquake

Nascido e criado na Maia, Porto, tenho um enorme gosto pela Sega e Nintendo old-school, tendo marcado fortemente o meu percurso pelos videojogos desde o início dos anos 90. Fã de música, desde Miles Davis, até Napalm Death, embora a vertente rock/metal seja bem mais acentuada.
Esta entrada foi publicada em NES, Nintendo com as etiquetas . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.