Stargunner (PC)

O artigo de hoje é uma rapidinha que já a devia ter escrito há algum tempo. O Stargunner é um shmup inteiramente feito de raiz para o PC e foi o último jogo a sair com o selo da Apogee clássica, antes de a empresa começar a usar o nome 3D Realms para todos os seus videojogos, algures ainda em 1996. Ainda assim já há algum tempo que relançaram este Stargunner como freeware e apesar de eu já o ter na minha conta GOG há uns bons tempos, recentemente comprei a 3D Realms Anthology para o Steam, onde este jogo vem também incluído, em conjunto com a maioria dos jogos que a Apogee/3D Realms comercializaram até ao Shadow Warrior.

StargunnerComo devem calcular, este jogo tem uma história que assenta numa guerra galáctica. Em vez de ter o planeta Terra à mistura, o conflito aqui é entre duas civilizações, a do planeta Ytima e dos Zilions, uma civilização agressiva que começa um conflito com os habitantes de Ytima. Como habitual, nós somos a última esperança dos Ytima e com uma nave apenas iremos acabar por defrontar todas as forças militares de Zilion, seja no ar, debaixo de água ou em pleno espaço.

Estas pedrinhas verdes são créditos, podemos apanhá-las à vontade

Estas pedrinhas verdes são créditos, podemos apanhá-las à vontade

A jogabilidade é bastante simples, com um botão para disparar as armas normais e um outro para usar bombas nucleares capazes de destruir todos os inimigos presentes no ecrã. A diferença é que entre cada nível vamos tendo uma loja para visitar onde podemos gastar o dinheiro amealhado ao longo do jogo em outros power ups como novos motores que tornem a nossa nave mais ágil, ou escolher que armas e satélites (pequenas naves ajudantes) a equipar. Nesse campo é que existe uma grande variedade de itens a escolher. Também ao longo dos níveis, iremos encontrar imensos power-ups, desde bombas, dinheiro, novas vidas ou outros que nos regenerem os escudos.

No final de cada nível temos sempre um boss para enfrentar

No final de cada nível temos sempre um boss para enfrentar

O jogo está distribuído em 4 capítulos diferentes, sendo que cada um tem cerca de 8 níveis. Os níveis são bem detalhados, alguns deles com diferentes níveis de paralaxe o que lhe confere alguma profundidade adicional. Os níveis vão sendo também bem variados ao longo dos 4 capítulos, com níveis algo urbanos, industriais, várias zonas naturais como desertos, florestas e afins, e até debaixo de água. É um jogo bonitinho, embora em 1996 já os PCs estavam bem cientes do que poderiam fazer. A única coisa que eu não gosto muito é o facto de todas as naves e veículos inimigos serem sprites pré-renderizadas, à moda do que foi feito no Donkey Kong Country de SNES. Pessoalmente eu prefiro pixel-art! Depois há aquele piscar de olho à saga Star Wars, com os textos da história a fluírem de fora do ecrã para dentro em letras amarelas, sinceramente também é algo que não gosto assim tanto. A nível de música é um jogo bem competente nesse aspecto, felizmente, com temas a misturarem a electrónica de outros ritmos mais rock.

A loja tem muitas coisas que podemos comprar!

A loja tem muitas coisas que podemos comprar!

Apesar deste jogo não ter  sido desenvolvido pela Apogee, existem outro shmup bem mais interessante no seu catálogo, o Raptor: Call of the Shadows. Ainda assim, este Stargunner não deixa de ser um jogo interessante, até porque nessa época eram poucos os shmups feitos de raiz para o PC e que tivessem qualidade.

Sobre cyberquake

Nascido e criado na Maia, Porto, tenho um enorme gosto pela Sega e Nintendo old-school, tendo marcado fortemente o meu percurso pelos videojogos desde o início dos anos 90. Fã de música, desde Miles Davis, até Napalm Death, embora a vertente rock/metal seja bem mais acentuada.
Esta entrada foi publicada em Geral. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.