Crayon Physics Deluxe (PC)

De volta aos jogos indie, com um artigo algo curto acerca de um jogo em que também não perdi muito tempo. Crayon Physics Deluxe, autoria de Petri Purho, é mais um puzzle game criativo, onde o único objectivo ao longo dos níveis é levar uma bola do ponto A ao B, já a maneira em como o fazemos fica inteiramente ao nosso critério. O jogo veio-me parar à minha conta do Steam através do pack Humble Indie Bundle 3, que me foi oferecido por alguém.

Crayon_Physics_DeluxeCrayon Physics Deluxe é um jogo simples, porém muito bem conseguido para quem gosta deste tipo de experiências, ou quiser jogar algo de forma mais casual visto que o jogo também está disponível tanto para dispositivos Android como iOS. O conceito do jogo é bastante nostálgico, remetendo-nos de imediato para a nossa infância em que passávamos horas a fio a desenhar e a imaginar os bonecos ganharem vida. No meu caso nem tanto, que eu desde pequeno gostava era de montar naves espaciais com os meus Lego, mas prossigamos. O jogo está dividido em cerca de 70 níveis, onde em cada um dispomos de uma folha de papel com alguns objectos ou superfícies já desenhados, uma bola e uma estrela, que serve de meta a atingir. Depois podemos desenhar tudo o que nos vier à cabeça para que a bola siga um caminho até à estrela, podendo interagir com outros objectos já existentes no cenário como foguetões, por exemplo. Tudo o que nós desenhamos é afectado pela gravidade, pelo que podemos criar desde simples traços que sirvam de ponte, como “bonecos” mais complexos que façam de contrapeso para catapultar a bola, sistemas de roldanas, entre outras artimanhas. Existem então múltiplas maneiras de se completar cada nível, com o jogador a ser recompensado se o conseguir fazer de uma maneira mais “elegante”.

screenshot

Crayon Physics, não há muito a dizer.

Visualmente o jogo é bastante simples, com tudo o que é desenhado a assemelhar-se a traços de lápis de cor, daí o nome de Crayon. Existem alguns efeitos sonoros, sendo essencialmente barulhos dos objectos/superfícies a chocarem entre si. As músicas são bastante calmas, encaixando perfeitamente no ambiente que o jogo tenta alcançar. O jogo tem também o nome de “Deluxe”, pois é uma versão melhorada do projecto inicial, contando com um editor de níveis onde os jogadores podem partilhar as suas criações com todos os outros.

Crayon Physics Deluxe é um joguinho interessante para quem gosta do género puzzle game, sendo bastante simples de compreender, estando acessível a toda a gente. É dessa forma também um jogo mais casual, que certamente resultará muito melhor se jogado em dispositivos com touchscreen. Como já afirmei acima, o jogo está disponível também para plataformas Android e iOS, podendo ser uma boa sugestão para se ir jogando de vez em quando em viagens ou outros momentos mortos.

Sobre cyberquake

Nascido e criado na Maia, Porto, tenho um enorme gosto pela Sega e Nintendo old-school, tendo marcado fortemente o meu percurso pelos videojogos desde o início dos anos 90. Fã de música, desde Miles Davis, até Napalm Death, embora a vertente rock/metal seja bem mais acentuada.
Esta entrada foi publicada em PC com as etiquetas . ligação permanente.

Uma resposta a Crayon Physics Deluxe (PC)

  1. Já experimentei este com uma tablet de desenho e gostei bastante, especialmente porque faz-me lembrar outro puzzle game que eu adorava que dava pelo nome de Armadillo Run: armadillorun.com

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.