Star Parodier (PC-Engine CD)

De volta às rapidinhas, mas desta vez a mais um dos inúmeros shmups que a PC Engine tem na sua biblioteca a um que é muito particular. Tal como a Konami criou a série Parodious, que era na verdade uma paródia aos seus Gradius, levando-nos por vários níveis, inimigos e power ups cómicos ou simplesmente bizarros, a Hudson decidiu fazer o mesmo, mas com a sua série Star Soldier e o resultado foi este Star Parodier. O meu exemplar foi comprado a um particular francês no passado mês de Junho e custou-me pouco mais de 50€.

Jogo com caixa e manual embutido

Infelizmente este é um jogo todo em japonês e, apesar de até ter uma cutscene de introdução bastante interessante, na verdade não se entende muito bem o que se está ali a passar devido à barreira linguística. Digamos que alguém num planeta pede ajuda aos bombermans e estes decidem lançar 3 naves únicas em seu auxílio: temos o Paro-Caesar, a tal nave da série Star Soldier e a acompanhá-los nada mais nada menos que uma nave com a forma de um Bomberman gigante e outra com a forma de uma PC-Engine, com um HuCard do Super Star Soldier inserido e tudo!

Usar uma PC-Engine gigante como nave espacial? Porque não?

Cada nave possui diferentes tipos de armas, pelo que a sua jogabilidade será então ligeiramente diferente entre si. No entanto as mecânicas de jogo base são idênticas independentemente da nave escolhida. Basicamente vamos obter vários power ups coloridos, cujos ícones são diferentes consoante a nave escolhida. Se jogarmos com o Paro-Caesar temos ícones semelhantes aos Star Soldier, se o Bomberman temos ícones semelhantes aos power ups dos Bomberman clássicos enquanto se escolhermos a PC-Engine temos Hu-Cards coloridos como ícones. Cada cor corresponde a uma diferente arma, e se apanharmos itens de outra cor trocamos para outra arma, enquanto que se apanharmos itens da mesma cor melhoramos a arma equipada. Outros itens como escudos, vidas extra, bombas (armas especiais capazes de causar dano a tudo o que mexa) ou até options, aquelas pequenas naves que nos acompanham e uma vez mais terão diferentes comportamentos consoante a nave com que estamos a jogar. De resto o jogo está dividido em 8 níveis sempre com um mid-boss e um outro boss final. Para além do modo de jogo normal, temos ainda a possibilidade de experimentar alguns caravan modes, onde com um limite de 2 ou 5 minutos temos de fazer a melhor pontuação possível.

Cada nave possui diferentes armas, o que lhes dá uma jogabilidade algo diferenciada

Graficamente é um jogo muito interessante, com cenários bastante distintos entre si, muito coloridos, repletos de efeitos de parallax scrolling e outros pequenos detalhes deliciosos, como alguns inimigos a renderem-se, abanando bandeiras brancas depois de serem derrotados. Os níveis em si aparentemente são baseados noutros níveis da série Star Soldier, mas o nível 6 é uma autêntica homenagem à série Bomberman, com os cenários a assemelharem-se a segmentos dos Bombermans clássicos e o boss final desse nível ser inclusivamente um Bomberman negro e gigante! É um jogo cheio de detalhes deliciosos como os ícones coloridos que já referi acima, ou o facto de a nave PC-Engine disparar comandos ou CDs. A cutscene de abertura está muito bem feita, entre níveis vamos tendo também alguns ecrãs de loading muito bem detalhados e a banda sonora é também bastante agradável, abrangendo diversos géneros de música.

Graficamente este é um jogo bem sólido, muito colorido e detalhado

Portanto este Star Parodier é um excelente shmup que recomendo vivamente que o experimentem. Todo o seu bom humor, a homenagem/paródia às séries Star Soldier, Bomberman e até a própria PC-Engine acho que ficaram muito bem conseguidas e tecnicamente é também um título muito bem conseguido no catálogo da PC-Engine.

Sobre cyberquake

Nascido e criado na Maia, Porto, tenho um enorme gosto pela Sega e Nintendo old-school, tendo marcado fortemente o meu percurso pelos videojogos desde o início dos anos 90. Fã de música, desde Miles Davis, até Napalm Death, embora a vertente rock/metal seja bem mais acentuada.
Esta entrada foi publicada em Geral. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.