Bikkuriman Daijikai (PC-Engine CD)

Vamos a mais uma super rapidinha a um outro jogo bizarro de PC-Engine CD que, devido à barreira linguística, não dá mesmo para tirar grande proveito. Mas sinceramente, mesmo que algum dia alguém se desse ao trabalho de fazer um patch de tradução do jogo (o que duvido seriamente), mesmo em inglês seria um jogo nada apelativo. Daí o artigo de hoje ser bastante curto! O meu exemplar veio em conjunto com a PC-Engine Duo RX que comprei no ano passado a um coleccionador francês.

Jogo com caixa e manual com poster no verso

Ora Bikkuriman, pelo que invesiguei, é uma marca de chocolates japoneses que fizeram sucesso na década de 80 ao introduzirem uma colecção de cromos com personagens bizarras. Esse sucesso levou à criação de séries animadas, mas também videojogos. O primeiro videojogo Bikkuriman é na verdade mais uma adaptação do primeiro Wonder Boy pela Hudson, que já tinha lançado esse mesmo jogo na MSX/Famicom/NES como Adventure Island e agora na PC-Engine como Bikkuriman. O jogo seguinte, já lançado em 1988 para o novíssimo sistema PC-Engine CD é então este Bikkuriman Daijikai. Então será este um jogo de plataformas como o primeiro? Antes fosse…

Durante o “jogo” temos de ler detalhes dos vários cromos Bikkuriman…

Na verdade este é um daqueles quizz games, que por algum motivo fazem um sucesso considerável no Japão e que eu nunca vou compreender o porquê, um pouco como os jogos de corridas de cavalos. Então a ideia aqui é ir explorando os diferentes cromos, ler um pouco sobre eles e eventualmente alguém nos faz uma pergunta. Se acertamos, passamos para a fase seguinte do jogo, que consiste em ver mais cromos e ler os seus detalhes, para mais tarde termos de responder a outra pergunta. É só isto. Naturalmente que com a barreira linguística não faço ideia do que estava ali a fazer, mas realmente as personagens têm um aspecto bastante bizarro!

…para eventualmente respondermos a algumas perguntas!

A nível audiovisual é um jogo muito simples e a única coisa que lhe faz justificar ser em formato CD é o facto de ter alguns clipes de voz e algumas músicas que suspeito que tenham sido retiradas ou do anime, ou de eventuais anúncios televisivos. Ao longo do jogo em si, iremos ouvir algumas músicas em chiptune que sinceramente não achei nada de especial.

E pronto, Bikkuriman Daijikai é isto. Uma curiosidade apenas, que mesmo para a altura em que saiu, acho que apenas despertaria o interesse a quem fosse mesmo grande aficcionado daquela colecção de cromos em particular!

Sobre cyberquake

Nascido e criado na Maia, Porto, tenho um enorme gosto pela Sega e Nintendo old-school, tendo marcado fortemente o meu percurso pelos videojogos desde o início dos anos 90. Fã de música, desde Miles Davis, até Napalm Death, embora a vertente rock/metal seja bem mais acentuada.
Esta entrada foi publicada em NEC, Turbo CD - PC-Engine CD com as etiquetas . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.