Where Is My Heart? (PC)

Where is My Heart? é um interessante jogo indie que foi lançado originalmente na Playstation Portable como um jogo digital, mas acabou por receber um lançamento no steam anos mais tarde. É um jogo de plataformas com elementos de puzzle muito originais e o meu exemplar digital deve ter vindo nalgum bundle que tenha eventualmente comprado a muito baixo preço.

Na sua essência, este é um jogo de plataformas onde iremos controlar pequenos monstros e o objectivo é de os encaminhar para a saída do nível em segurança. Preferivelmente deveremos tentar apanhar todos os corações flutuantes que encontremos em cada nível também, embora tal não seja obrigatório. E inicialmente as coisas parecem simples, mas rapidamente nos apercebemos qual é a grande reviravolta que o jogo induz: o ecrã de cada nível é segmentado em diversos frames que estarão espalhados, resultando numa imagem completamente fragmentada. Teremos portanto de jogar com cuidado e atenção especial para tentar adivinhar em que frame é que a personagem que estamos a controlar irá aparecer a seguir! Naturalmente que à medida que o jogo vai avançando vamos ter puzzles cada vez mais desafiantes como interruptores que devem ser activados por personagens específicas ou mesmo teremos de dar alguns saltos de fé, o que num jogo deste tipo já me chateia um bocado. É que para concluir cada nível de forma perfeita, para além de coleccionar todos os corações presentes nesse nível, teremos também de garantir que nenhuma das personagens morre alguma vez.

Embora não seja mandatório, para completar cada nível de forma perfeita temos de apanhar todos os corações espalhados e garantir que nenhuma personagem perca uma vida

Mas o jogo consegue ser ainda mais mindfuck devido às habilidades especiais que poderemos activar. Em certos níveis vão haver uns plataformas onde se encavalitarmos os monstros nas costas um dos outros, eles transformam-se noutra criatura com diferentes habilidades. Uma dessas criaturas consegue dar um duplo salto, outra consegue tornar visíveis plataformas ou passagens secretas e outra tem a capacidade de rodar os painéis do cenário, servindo de certa forma como uma maneira rápida de nos teletransportar-nos de um lado para o outro. É um jogo um pouco ingrato de o descrever devido à sua originalidade nas mecânicas de jogo, mas à medida que o vamos jogando, estas mecânicas vão-nos ser apresentadas uma a uma e rapidamente começamos a assimilá-las.

Alguns dos n´vieis são uma confusão mental que só visto!

Do ponto de vista audiovisual esperem por um jogo colorido e com um pixel art muito bem detalhado como eu gosto. Parece algo tirado da Mega Drive! Espanta-me é como isto seria na PSP que, apesar de ter um óptimo ecrã para a época, tendo em conta que é um jogo com características muito peculiares na sua apresentação, a possibilidade de o jogar num ecrã maior é sem dúvida bem mais agradável. As músicas são também bastante calmas e agradáveis e vamos tendo também alguns ruídos de fundo da natureza que lhe dão uma maior imersividade.

Graficamente o jogo tem um estilo pixel art que me agrada bastante!

Portanto fiquei agradavelmente surpreendido por este Where is my Heart?. É um jogo de plataformas com mecânicas de jogo muito originais e puzzles desafiantes, embora a parte de por vezes termos de fazer alguns saltos de fé, confesso que não sou o maior apologista dessa jogabilidade. É certo que temos vidas infinitas e podemos sempre rejogar o mesmo nível para tentar obter uma pontuação perfeita, mas ainda assim é um mal menor.

Sobre cyberquake

Nascido e criado na Maia, Porto, tenho um enorme gosto pela Sega e Nintendo old-school, tendo marcado fortemente o meu percurso pelos videojogos desde o início dos anos 90. Fã de música, desde Miles Davis, até Napalm Death, embora a vertente rock/metal seja bem mais acentuada.
Esta entrada foi publicada em PC. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.