AVSEQ (PC)

Aproveitar para escrever mais um artigo “blitzkrieg” de um jogo indie. AVSEQ é uma espécie de um “Puzzle Bobble musical” que já passo a explicar. O jogo fez parte de um Indie Bundle qualquer (penso que um dos Indie Royale), e foi-me oferecido por alguém que comprou o bundle e já tinha este joguinho. É um puzzler interessante, mas poderia ter sido melhor aproveitado, conforme irei referir já em seguida.

AVSEQ

A jogabilidade consiste no seguinte: vão caindo ao longo de uma grelha uma série de círculos coloridos (que o jogo lhes chama de átomos), sendo que o objectivo consiste simplesmente em ligar os círculos da mesma cor e detonar essa sequência antes de os mesmos atingirem o fundo do ecrã. Existem também átomos brancos que permitem ligar átomos de diferentes cores, bem como uns outros com efeitos, que podem acelerar/atrasar a “queda” dos átomos, ou mesmo um outro que pausa o ecrã temporariamente. Para além do mais, à medida em que vão sendo detonadas as cadeias, vão surgindo no ecrã uns átomos especiais com um símbolo (+). Estes são fulcrais para o jogo, pois à medida que se vão detonando cadeias com esses átomos, vão sendo adicionadas notas musicais ao jogo, que vão sendo tocadas repetidamente à medida em que o nível se vai desenrolando. O objectivo de cada nível é conseguir colocar no ecrã um número objectivo de notas a tocar em simultâneo, formando melodias interessantes. Ao deixar os átomos bater no fundo acabamos por perder algumas notas, pelo que nos níveis mais avançados em que a acção decorre mais rapidamente as coisas acabam por ficar mais caóticas.

Screenshot

Nunca percebi muito bem como evoluem as 2 barras em baixo, mas não parece ser muito importante

E é precisamente aí que o jogo acaba por falhar um pouco, na minha opinião. Embora as melodias que se vão construindo acabam por ser cativantes para se continuar a jogar, quando detonamos as cadeias de átomos, o jogo acaba por ficar muito poluído visualmente, com os “detritos” das cadeias de átomos que explodimos cobrirem o ecrã, em conjunto com outros efeitos visuais. Enquanto isso é realmente bonito de se ver, a verdade é que muitas vezes acaba por prejudicar o jogador, especialmente nos níveis mais exigentes, pois acabamos por nos esquecer de alguns átomos que vão “caindo” e prejudicam o nosso progresso no jogo. Infelizmente também não existe um factor replay muito grande. Existem uns 10 níveis diferentes, com uma dificuldade progressivamente maior (mais rápidos, objectivos com mais notas musicais para colocar na grelha e diferentes tipos de átomos especiais que surgem). Ao concluir cada nível é desbloqueado um “infinite mode” para esse mesmo nível, onde apenas temos o objectivo de obter a melhor pontuação possível. E AVSEQ é isso, infelizmente não existe qualquer multiplayer, sendo que este género de puzzle games beneficiam e muito com isso. Também não existem quaisquer leaderboards, apesar de o jogo pedir sempre o nome do jogador no final de alguma jogada (tenha sido a mesma bem sucedida ou não).

screenshot

Os gráficos são simples, mas com efeitos bonitos. Infelizmente esses mesmos efeitos muitas vezes atrapalham.

O audiovisual é o ponto forte do jogo, especialmente pelo lado musical, conforme seria de esperar. As músicas têm todas uma toada electrónica e as notas são todas síncopas entre si, formando melodias interessantes. Os desenvolvedores do jogo dizem que é possível fazer 2.2300745198530623×10^43 combinações de notas diferentes e de facto, a cada minha jogada a melodia resultante ia sendo diferente. Ainda assim, o pobre factor replay que AVSEQ tem leva a melhor sobre mim, não conseguindo recomendar o jogo, a menos que sejam realmente fãs deste género.

Sobre cyberquake

Nascido e criado na Maia, Porto, tenho um enorme gosto pela Sega e Nintendo old-school, tendo marcado fortemente o meu percurso pelos videojogos desde o início dos anos 90. Fã de música, desde Miles Davis, até Napalm Death, embora a vertente rock/metal seja bem mais acentuada.
Esta entrada foi publicada em PC com as etiquetas . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.