Voltando à Nintendo 64 e às rapidinhas, o jogo que cá trago hoje é um grande clássico da Konami. Depois dos excelentes International Superstar Soccer e a sua versão Deluxe para a Super Nintendo e Mega Drive, eis que a mesma equipa desenvolve um novo jogo da série, desta vez inteiramente poligonal, para a Nintendo 64. E o resultado final até que foi bastante bom! O meu exemplar veio de um bundle que comprei em Abril a meias com um amigo, onde vieram cá parar vários cartuchos de SNES e Nintendo 64 a menos de 1€ cada.

Já escrevi um breve artigo sobre o ISS 2000, e muitos dos seus modos de jogo estão naturalmente também aqui presentes, nesta primeira versão para a Nintendo 64. Temos então apenas selecções nacionais para jogar, os clubes ficam de fora. Podemos participar em partidas amigáveis, treinar os penáltis, ou montar torneios ou campeonatos. A principal novidade, pelo menos a nível de modos de jogo, que este ISS 64 trouxe perante os seus antecessores de 16-bit, foram o scenario mode. Estes são pequenas “missões”, onde temos de revirar um resultado desfavorável em condições adversas.

A nível de jogabilidade, esta é bastante fluída, tal como seria de esperar. Foi também dos primeiros jogos de futebol, senão mesmo o primeiro, a tirar completo partido dos controlos analógicos, dando-lhe uma maior precisão no controlo de bola e de movimento dos jogadores. De resto, é um excelente jogo de futebol, que mesmo hoje em dia é agradável de se jogar.

Graficamente é um jogo competente para a Nintendo 64, com boas animações dos jogadores, árbitros e afins. Naturalmente que os jogadores estão muito “quadrados”, mas não acho que tenham envelhecido assim tão mal. As músicas, quando existem, principalmente a navegar nos menus, são bastante agradáveis. E para uma Nintendo 64, cujos cartuchos possuem pouco espaço de armazenamento de dados, o jogo possui 2 comentadores desportivos que me surpreenderam bastante pelo seu dinamismo e pela variedade de frases.