Mais uma fichinha, mais uma voltinha e mais um jogo desportivo da Electronic Arts para a Mega Drive. E se por um lado a versão deste jogo para a 32X, PC, PS1 e Saturn já introduziu algumas características 3D da “próxima geração”, esta versão Mega Drive utiliza o mesmo motor gráfico do seu predecessor, pelo que não esperem grandes diferenças assim. E também tal como os outros jogos da EA Sports que trouxe cá recentemente, este foi comprado muito barato num bundle na feira da Vandoma no Porto, algures durante o final de Novembro de 2014.

E sendo eu um jogador muuuuito casual de videojogos desportivos, não encontrei grandes diferenças entre a jogabilidade entre este jogo e o anterior. Claro que os especialistas mas vão contar nos comentários, mas detalhes como “ah, nesta versão é quase impossível marcar um golo se rematado dentro da grande-área, o guarda-redes papa-as todas” sempre me passaram um pouco ao lado. Mas a nível de coisinhas novas, bom, essas são notórias, a começar por um maior número de clubes, com as “principais” ligas europeias excepto a nossa, a brasileira e mais uma ou outra que não interessa a ninguém. Os jogadores desta vez também aparentam ser todos reais e nos seus clubes correctos, para os padrões de 1995. De resto, a nível de modos de jogo também parece ser idêntico ao anterior, com a possibilidade de jogar partidas amigáveis, campeonatos, torneios, playoffs e também com as opções e customizações do costume. De novo parece-me ser a possibilidade de criar novos jogadores e equipas, algo que sinceramente na altura me passou ao lado, mas se calhar se vir melhor até tenho uma equipa do F. C. Porto já criada neste cartucho, se a pilha ainda estiver boa. Fica a nota mental para a próxima vez que ligar a Mega Drive.

Nos audiovisuais, tal como referi no FIFA 95, é um jogo bem detalhado e não há muito mais que se possa pedir neste campo a um jogo de futebol para uma Mega Drive. Provavelmente a EA pensou da mesma forma e manteve o mesmo motor gráfico, com o campo a ter uma perspectiva isométrica. As músicas mais uma vez apenas tocam durante os menus e até que são boazinhas, já os efeitos sonoros continuam excelentes, com os ruídos habituais de estádios a serem bem conseguidos. E apesar da versão Saturn e Playstation já possuir algum conteúdo em verdadeiro 3D, para ser sincero, acabo por gostar mais deste “arroz com feijão”, do que a ainda primitiva versão de 32bit.
Opa, blz? Sou do fórum Sega Net também e sempre frequento seu blog, suas analises são muito boas.
Sobre o Fifa 96, tava jogando ele agora pouco e tem sim a liga brasileira. Será se existem versões diferentes desse jogo?
Depois da uma passadinha no meu blog old school também.
Sucesso!
Oi Rafael!
Desculpe se lhe confundi, mas no artigo eu quis dizer que não tem a liga portuguesa, mas tem a brasileira!
Quanto ao seu blog vou dar uma olhada. Abraço e obrigado!