Já há algum tempo que não trazia cá algo da Sega Master System, portanto vamos hoje para um jogo mais old-school. A série começou no final da década de 70, inícios dos anos 80 com o jogo Arcade Monaco G.P., tendo sido lançado em 1989 o hit nas arcadas Super Monaco G.P., um jogo de corrida inteiramente baseado no circuito do Mónaco, com gráficos detalhados e uma boa sensação de velocidade. Tendo sido um sucesso, várias conversões para plataformas caseiras foram lançadas, incluindo a Sega Master System que é a versão que trago cá hoje. A minha cópia foi adquirida algures no ano passado na loja portuense Pressplay Porto. Está em bom estado, considerando que é um jogo antigo, e na altura custou-me algo em torno dos 5€, salvo erro.

Ao contrário da versão Arcade que tem apenas o circuito do Mónaco, as versões para as consolas caseiras da Sega incluem os cerca de 16 circuitos do campeonato mundial de Fórmula 1 da altura, incluindo o “nosso” velhinho circuito do Estoril. Uma coisa que não gosto neste jogo é o facto de jogarmos sempre em split-screen, mesmo quando apenas jogamos sozinhos. Existem 2 modos de jogo, que poderão ser jogados com um ou 2 jogadores – Grand Prix e VS Battle. Grand Prix como o próprio nome indica refere-se ao campeonato de F-1. Após introduzirmos o nosso nome, somos convidados a escolher o veículo, bem como algumas suas peças tais como motor, pneus, mudanças automáticas ou manuais, que influenciarão a performance do carro em cada pista. Antes de correr a corrida “a valer”, podemos fazer uma test lap previamente para testar os componentes escolhidos. Foi uma boa inclusão no jogo. VS Battle é uma corrida num circuito aleatório, com a possibilidade de escolhermos o número de voltas possíveis por cada “batalha”, bem como o número de “batalhas” que queremos jogar. Tal como referi anteriormente também este modo pode ser jogado contra o computador ou contra um amigo.

A jogabilidade é simples, pois o comando da Master System apenas possui 2 botões faciais. O botão direccional para virar o carro, botão 1 para acelerar e 2 para travar. Simples e eficaz. Quando se usa mudanças manuais a coisa complica um pouco. Usamos o botão 1 para acelerar e com esse botão pressionado usamos o botão 2 ao mesmo tempo para meter uma mudança acima, fazendo o contrário para mudar uma mudança abaixo. Não é o esquema mais intuitivo, mas tendo em conta o comando da Master System melhor só se se usasse os direccionais verticais para o efeito. A nível gráfico é um jogo simples, e para uma máquina 8-bit, apresenta os visuais standard da altura, embora Out-Run tenha saido uns 2 anos antes para a mesma consola e considero que os gráficos são melhores. Se compararmos com um Road Rash que saiu em 1993 então nem vale a pena. A nível de som é que mais uma vez a versão Master System deixa algo a desejar. As músicas até que são agradáveis, mas os efeitos sonoros… paciência.

Super Monaco G.P. para a Master System é um jogo competente de Formula 1 para a Sega Master System, contudo a sua sequela é melhor. Ainda assim, não é um jogo que recomende a toda a gente, apenas para coleccionadores e entusiastas da Master System. Apesar de ser uma conversão de um jogo algo histórico da Sega na década de 80, a conversão para Mega Drive é bastante superior. Mas nem sempre os jogos convertidos da Mega Drive para a Master System são inferiores aos “originais” e provavelmente o próximo jogo que falarei nesta consola irá encaixar nessa categoria. A conversão para Game Gear na minha opinião também é superior a esta, apesar de as 2 plataformas serem equivalentes, muito devido a não existir split-screen. As conversões para computadores da época como Amiga e Atari ST também me pareceram boas conversões, pelo que vi.
Este faz-me lembrar o velhinho GP da Accolade no defunto 286. Tantas horas em frente ao ecrã… ;_; Quando é que fazes uma lista da tralha toda que tens na colecção para a malta espiolhar? 😀
Pergunta parva, vi agora o link ali em cima… -_-;
Hehe, pensei que já tivesses visto a lista da tralha, quanto mais não seja lá no fórum 😛
Ainda hoje fiz uma compra completamente inesperada que me agradou bastante, pena é que tão cedo não vá pegar no raio do jogo!
“lá no fórum”? E que fórum é esse já agora? Estou curioso.
Achei que devia postar isto aqui para quem estiver interesado:
http://gameon.gameover.sapo.pt/noticias/game-on-em-portugal/
Tá nos links laterais -> http://pownblock.com/forum/
Em relação ao link, bom para quem é de Lisboa!
Nossa, eu jogava horrores esse jogo e o único jogo de corrida do Master System que eu joguei mais do que esse, era o Monaco GP (clássico, aquele de corrida em visão panorâmica-famoso como estilo Zelda). Talvez eu faça um review desse dois jogos no meu blog. Sucesso amigo e voltarei para comentar no seu blog outras vezes. Abraço 😉
Maxwell, obrigado pelo comentário! Estou curioso, jogaste o Monaco G.P. original nas arcades ou na Sega SG-1000? Eu apenas conheci a versão caseira, e foi através da emulação, nunca a joguei no hardware original, infelizmente.
Abraço!
Eu joguei no meu Master mesmo, é que ele veio na memória (não é muito conhecido essa versão, procurei no youtube vídeos e imagens e não achei). Talvez eu analise no meu blog outros clássicos do console como Kenseiden, Choplifter, Columns, Bonaza Bros, Shinobi, Enduro Racer, Alex Kidd in Miracle World, Wonderboy e outros jogos. O Master System é o console que eu tenho mais saudades de jogar (nele, sem emulação), mas o meu pifou (e antes de pifar eu consegui quebrar os 2 controles jogando Choplifter e Masters of Combat, em 2007.
A tua Master System então era daquelas mais recentes com vários jogos na memória que foram saindo na década de 2000?
Estive a tentar encontrar a lista dos jogos nos vários modelos que sairam (com 74, 105, 120, etc) e em nenhum deles encontrei o velhinho Monaco G.P. De certeza que estamos a falar deste jogo aqui?
http://www.smspower.org/Games/MonacoGP-SG
Nossa, era desse estilo o jogo que eu me lembro (só que joguei tanto jogo de corrida no master que eu devo ter confundido-ou não), se não é esse o nome do jogo, eu vou procurar no meu emulador.