Tempo para mais uma rapidinha a um jogo de desporto, desta vez a um exclusivo japonês para a Mega Drive. Tal como o nome indica, este é um jogo de futebol inteiramente focado na liga nipónica, tendo sido lançado no Japão algures no final de 1993. E se nós nos queixarmos da Electronic Arts ser preguiçosa nos seus jogos de desporto anuais, o que dizer desta série J. League Pro Striker? O primeiro sai em Abril de 1993, com um relançamento em Junho do mesmo ano (para corrigir problemas da primeira edição) e este Kanzenban (também conhecido como Perfect) a sair no final do ano. Foi um jogo lançado originalmente em conjunto com o multitap da Mega Drive em solo japonês, algo que me está a faltar. O meu exemplar veio da vinted algures em Janeiro do ano passado por menos de 10€.
Este jogo inclui portanto as 10 equipas que faziam parte da J. League na sua época inaugural de 1993 e supostamente o jogo tem também todos os jogadores “reais” que jogaram nesses clubes durante essa temporada. No que diz respeito aos modos de jogo temos partidas amigáveis e competições do estilo taça ou campeonato. Caso queiramos escolher uma partida amigável temos também a hipótese de escolher uma partida “all stars” onde poderemos escolher uma de duas equipas: este e oeste, sendo que cada uma possui os melhores jogadores dessa região do Japão. No que diz respeito aos controlos, o jogo utiliza os botões A, B e C com funcionalidades distintas caso estejamos com a posse de bola ou não. No caso de estarmos em posse os botões servem para remates, passes curtos ou longos, já não estando em posse poderemos alternar o jogador que controlamos ou rasteirar o adversário para tentar roubar a bola.
A nível audiovisual este é até um jogo bastante interessante com gráficos bem detalhados e coloridos. As partidas são jogadas com uma vista de cima e com o campo na vertical. Na parte direita do ecrã temos também um mapa/radar do campo com a posição de todos os jogadores em campo devidamente assinalada. Na parte centro/baixo do ecrã temos a informação do nome do jogador actualmente em posse da bola, enquanto que na parte superior do ecrã temos o tempo da partida e o resultado. Existem também alguns detalhes interessantes quando exploramos os menus, por exemplo é possível ver informações detalhadas de todos os jogadores (incluindo os seus retratos!). Já no que diz respeito ao som, bom… as músicas que tocam nos menus são bastante agradáveis, já durante as partidas… isto faz-me lembrar o mundial de 2010 na África do Sul… ocasionalmente temos alguns ruídos do público, mas a esmagadora maioria do tempo iremos ouvir sirenes. Sim, sirenes. Creio que ver jogos de futebol no Japão não deve ter sido muito divertido.
Portanto estamos aqui perante um jogo de futebol que não é mau de todo, nota-se que a Sega teve um grande cuidado na sua apresentação e a jogabilidade até que é fluída. Apenas retirava o ruído das sirenes irritantes e talvez colocasse a câmara um pouco mais afastada do campo para termos um maior raio de visão. A Sega não se ficou por aqui e nos dois anos seguintes lançaram mais dois J. Leagues para a Mega Drive, que sinceramente ainda têm um aspecto melhor que este. Se os apanhar tão baratinho quanto este jogo, talvez os experimente!



