Continuando pelas rapidinhas que ultimamente o tempo tem sido um pouco mais escasso e o artigo que trago hoje é a versão portátil do Putt & Putter, jogo cuja versão Master System já cá trouxe no passado. Mas desenganem-se os que pensam que ambos os jogos são iguais, pois tal não é verdade. O lançamento original até é este da Game Gear, lançado algures em 1991, enquanto que a versão Master System sai no ano seguinte. O meu exemplar foi-me oferecido por um amigo algures no mês passado de Abril.
E este é então um jogo de mini-golf onde temos 2 percursos distintos: o de principiantes e o de mestres, com uma dificuldade mais elevada. Cada um dos circuitos possui 18 buracos que temos de tentar completar, de preferência abaixo do tempo de par. Cada buraco possui diferentes obstáculos como vários tipos de elevações de terreno, poços de areia que abrandam a bola, tapetes rolantes, barreiras ou até aquelas peças de pinball que fazem a nossa bola ricochetear com mais velocidade. Vamos tendo um certo número de bolas disponíveis para completar cada buraco, mas felizmente a mesma não sai fora do circuito, ricocheteando nas suas extremidades. Por outro lado, pode cair num poço de água e aí perdemos uma bola. Quanto mais abaixo do par conseguirmos terminar um nível, mais bolas extra temos para os níveis seguintes, enquanto o reverso também acontece.
E de resto a jogabilidade é então super simples e intuitiva, com a direcção da tacada a ser definida com o d-pad (existe um cursor que indica a possível trajectória da bola, incluindo a primeira tabela) e para disparar usamos o botão 2, onde teremos de ter, como é habitual, a um medidor de potência. Para além disso existe também um modo multiplayer que requer 2 Game Gears ligadas entre si, algo que eu naturalmente não experimentei. Apesar de ser um jogo divertido, a verdade é que a versão Master System é bastante superior, pois possui circuitos com obstáculos bem mais variados e originais, para além de níveis bónus e um cuidado bem maior com a apresentação.

Os audiovisuais são então bem mais fracos que a versão Master System, que, tal como referi acima, apresenta um maior cuidado com a apresentação, tanto a nível de menus, como da variedade dos cenários e obstáculos. Para além disso, a versão doméstica possui mais músicas (e mais agradáveis também) que esta, que nos obriga a ouvir a mesma música vezes sem conta. Vai chegar uma altura em que ficarão bem fartos de a ouvir!
Portanto apesar desta versão do Putt & Putter ser bem divertida, é também de louvar o trabalho que a SIMS teve ao melhorar bastante esta sua ideia com o lançamento da Master System, que surgiu mais ou menos um ano depois deste. Portanto sim, recomendo de longe a versão da velhinha Master System em detrimento desta!


