Vamos voltar às rapidinhas e a mais um jogo de futebol americano, desta vez para a Master System. Lançado nos Estados Unidos como Walter Payton Football, este é também um dos primeiros exemplos da Sega of America usar uma celebridade do desporto para promover um dos seus videojogos. Quem é o Walter Payton, não faço ideia, mas este jogo precede o lançamento de Joe Montana Football que havia sido lançado no ano seguinte para ambas as consolas da Sega e cujo nome manteve-se ligado à empresa por mais uns anos. O meu exemplar foi comprado no passado mês de Fevereiro numa feira de velharias por cerca de 6€ num lote de vários jogos Master System.
No que diz respeito aos modos de jogo, estes são bastante simples: poderemos jogar uma série de partidas amigáveis (e mesmo aí é possível guardar o nosso progresso no jogo através de um sistema de passwords para manter as estatísticas) ou um modo temporada com um torneio de playoffs até ao super bowl. Quando começamos uma partida há um sorteio de cara ou coroa a ver qual a equipa terá a iniciativa de escolher se quer jogar ao ataque ou defesa. A equipa que joga à defesa começa com um pontapé de saída (uma das raras ocasiões onde no FOOTball alguém dá um pontapé na bola/ovo). E esse ecrã quase parece saído de um jogo de golfe, onde não só teremos de ter em conta a direcção e força do vento, bem como a zona da bola que queremos pontapear. Se pontapearmos de lado, a bola seguirá com um efeito na direcção contrária, por exemplo. Também tal como num jogo de golf, antes de pontapear temos de escolher a potência do remate e o spin cujos possuem diferentes barras das quais teremos de interagir.
Depois desse kick-off é o habitual. A equipa que está a atacar tem de escolher uma estratégia para levar a bola o mais longe no campo adversário enquanto que a equipa que está a defender tem de escolher uma estratégia para impedir que tal aconteça. Tipicamente a ideia é o quarterback receber a bola e depois passá-la para alguns dos seus colegas que se desmarquem à frente mas neste caso isso é practicamente impossível de fazer visto que essas posições desmarcadas tipicamente nem as conseguimos ver por já estarem em posições mais adiantadas do que a câmara as permite. Vamos tendo botões para passar, mergulhar e atacar o adversário no caso de estarmos a defender e controlamos sempre o jogador que estiver assinalado com um [ ] à sua volta. Claro que para mim isto continua a ser uma ciência muito complicada e nunca vou muito longe em cada jogada.
Já no que diz respeito aos audiovisuais sinceramente este até me parece ser um bom trabalho tendo em conta o sistema onde corre. A equipa que o desenvolveu esforçou-se em prestar um bom serviço, com o jogo a possuir diversas animações e ecrãs bem detalhados, como os tais momentos dos pontapés ou quando o árbitro tem de tomar alguma decisão, surgindo no ecrã com uma sprite grande e bem detalhada também. Os menus também me parecem bem conseguidos e o jogo possui música, tanto nos menus como nas partidas em si e estas até nem são nada desagradáveis. Algumas vozes digitalizadas também podem ser ouvidas antes de cada jogada. Em suma é uma grande evolução perante o Great Football, pena que eu continue a não ser grande fã do desporto.



