Como tem vindo a ser habitual, o artigo de hoje será mais uma rapidinha. A obra escolhida acaba por ser uma das melhores conversões de um dos jogos arcade da Sega da década de 80 que mais impressionou: After Burner! Este jogo teve vários lançamentos, tanto em consolas e computadores, como diferentes revisões arcade com diversas cabinets, uma delas verdadeiramente impressionante, com uma cabine que se movia em vários eixos de forma a simular a rotação do avião. Este meu exemplar para a 32X foi comprado a um vendedor da Feira da Ladra em Lisboa por 2.5€.

Na verdade, este After Burner Complete é uma conversão do After Burner II, que por sua vez, tal como o Galaxy Force II é apenas uma revisão do primeiro jogo, ao contrário de uma sequela a sério, tendo acrescentado alguma funcionalidade extra nos controlos (é agora possível controlar a velocidade do avião) e com alguns níveis extra. A jogabilidade é bastante simples, mas bem frenética. Viajamos ao longo de diversas paisagens onde teremos de enfrentar imensos outros aviões que surgem de várias direcções. Para os combater temos mísseis teleguiados de munição limitada, e rajadas de metralhadora pesada que podem ser disparadas à vontade. Para não desperdiçarmos mísseis à toa, convém apenas dispará-los quando conseguirmos fazer “lock” aos aviões que nos vão aparecendo. Ainda assim, por vezes podemos reabastecer o stock de mísseis no fim de alguns níveis. Ocasionalmente, em especial nos níveis mais avançados, teremos alguns aviões que nos tentam caçar por trás, disparando também mísseis teleguiados que temos de despistar. Para isso, no canto superior direito do ecrã temos um sensor que indica a inclicação do avião e mostra também a posição relativa do míssel ao avião. Agora fazer isto em voos supersónicos e ter ainda cuidado com os outros aviões que aparecem de todo o lado é obra!

De resto, tal como referi acima, esta era simplesmente a melhor conversão de um After Burner lançado até à data. A versão Master System do primeiro jogo, apesar de ambiciosa deixava muito a desejar perante a portentosa tecnologia super scaler, e a versão Mega Drive do After Burner II apesar de muito melhor que a versão 8bit, também deixava a desejar perante a velocidade e grafismo dos originais das arcades. Esta versão para a 32X já se apresenta com um grafismo virtualmente idêntico. Há quem diga que a única diferença está no framerate a 30fps, enquanto os originais de arcade correm a 60. As músicas continuam excelentes, sendo quase todas melodias bem rock com guitarradas quanto baste e que sinceramente me agradam bastante.

Posto isto, esta é uma excelente versão de uma dupla de grandes clássicos da Sega de outros tempos. Só tenho mesmo pena é de ainda não ter orientado uma 32X para o ter jogado da forma que realmente merece. Mas apesar desta versão ser realmente muito boa, há ainda uma conversão melhor, mas isso fica para a rapidinha de amanhã.
3 opiniões sobre “After Burner Complete (Sega 32X)”