Vamos lá a mais uma rapidinha a um indie no PC e depois de ter finalmente desinstalado o Pixel Puzzles Ultimate lá me decidi a dar mais uma oportunidade a este Pixel Puzzles: Undeadz. Este sim, o único jogo desta série que tenho na conta do steam e que o comprei de alguma forma (seguramente terá vindo de algum indie bundle bem baratinho). Todos os restantes apareceram-me na minha conta steam do nada, pelo que assumo que tenham sido oferecidos pelos criadores deste jogo.
E na verdade já tinha dado uma chance a este jogo, pouco depois de ter jogado o Pixel Puzzles Traditional Jigsaws, mas rapidamente desisti pois não gostei de uma mecânica de jogo em particular. Ao dar esta segunda chance apercebi-me que poderia simplesmente ignorar essa mecânica de jogo e lá terminei todos os puzzles que o mesmo tem para oferecer. Mas então qual é a tal mecânica de jogo que não gostei nada? Bom, este é na sua essência um jogo de montar puzzles tal como os restantes que já por cá mencionei, mas com uma temática de um apocalipse zombie. E para além de todos os puzzles para montar, devemos também defender-nos de uma horda de zombies que nos vai atacando. Basicamente na parte inferior do ecrã temos uma entrada/saída de Metro, uma rua e na extremidade direita do ecrã temos também uma barreira que impede os zombies de a atravessar.

A nossa personagem está desse lado da barricada e o objectivo é, ao mesmo tempo que resolvemos os puzzles, irmo-nos defendendo dos zombies que tentam destruir a barricada para nos atacar. Com o botão esquerdo do rato vamos seleccionando as peças e montando o puzzle, enquanto que com as teclas WASD+espaço movimentamos a nossa personagem e disparamos a nossa shotgun. Para além disso, enquanto vamos resolvendo o puzzle ao colocar peças nos locais certos vamos ganhando dinheiro que nos permite comprar granadas ou outros explosivos assim como mais barricadas. Isto porque há também um contador decrescente que, assim que chega a zero, liberta um grande grupo de zombies para nos atacar, onde teremos mesmo de dar uso aos explosivos que poderemos ir comprando. Mas na verdade um jogo de montar puzzles é suposto ser relaxante, não o contrário. Portanto, nesta segunda oportunidade que dei ao jogo reparei que poderia desligar o modo zombies e simplesmente resolver os puzzles calmamente. E assim o fiz.

No que diz respeito à interface para os puzzles em si, é uma versão bem mais simplificada dos jogos que já cá trouxe anteriormente. As peças estão sempre na orientação correcta, não precisamos de as rodar, não existe qualquer imagem de referência, a menos que gastemos alguns dos créditos amealhados para ver, durante alguns segundos, uma imagem “fantasma” do puzzle completo em tamanho real. Não temos quaisquer outras dicas ou ajudas como nos jogos mais recentes, nem áreas temporárias onde podemos guardar peças para tentar colocar mais tarde, pois essas áreas secundárias são ocupadas com o jogo dos zombies. As peças por encaixar flutuam numa área própria, mas desta vez, por algum motivo, é bem mais complicado e frustrante escolhermos a peça que queremos, particularmente quando há várias peças sobrepostas umas nas outras. Por algum motivo quando clicamos na peça que queremos seleccionar o jogo selecciona-nos outra, o que contibuiria ainda mais para a frustração caso tivesse as mecânicas dos zombies activas.

De resto a nível audiovisual não tenho nada de especial a apontar. Os puzzles a resolver têm todos a estética de zombies e são imagens desenhadas à mão. Por acaso já os conhecia a todos pois como já detinha este jogo na minha conta quando instalei o Pixel Puzzles Ultimate, os seus puzzles ficaram disponíveis para serem jogados lá também. A banda sonora é algo calma, mesmo sendo uma música mais tensa do que o habitual e nada de especial a apontar aos efeitos sonoros.
Portanto este Pixel Puzzles é sinceramente um jogo que não recomendo pois juntar um survival/tower defense em simultâneo com puzzles que deveriam ser relaxantes, é mesmo uma experiência que a meu ver não combina bem. Podemos desactivar essas mecânicas no entanto, mas caso apenas gostem de puzzles, qualquer um dos outros dois Pixel Puzzles que já cá referi são apostas mais seguras.

Um pensamento em “Pixel Puzzles: Undeadz (PC)”