Pixel Puzzles Ultimate (PC)

Vamos voltar às rapidinhas agora para um indie no PC. Depois de ter jogado o Pixel Puzzles: Traditional Jigsaws apercebi-me que tinha mais alguns jogos desta série na minha conta para experimentar. A parte engraçada é que eu não tinha comprado nenhum destes jogos (nem mesmo esse que já escrevi anteriormente) e no excel onde catalogo a minha colecção apenas o Pixel Puzzles Undeadz foi comprado por mim. Todos os outros terão sido oferecidos aos donos desse outro Pixel Puzzles, pelo que me passaram completamente despercebidos, pelo menos inicialmente. Aliás, no momento em que estou a escrever isto, voltei a verificar a lista de jogos não categorizados da minha conta steam e… mais um jogo da série Pixel Puzzles para experimentar.

A razão pela qual eles oferecem este jogo é simples: DLC. O jogo já possui muitos puzzles gratuitos para experimentar (com um ou outro DLC gratuito também), mas dado à sua natureza viciante, compreendo que hajam várias pessoas que não se importem de gastar mais uns meros trocos para ter mais uns quantos puzzles para resolver. Mas acreditem, mesmo sem comprar DLCs, consegui completar dezenas de puzzles. E existem ainda desafios adicionais como um novo puzzle a ser distribuido gratuitamente todos os meses. É mesmo uma versão ultimate!

Para além do puzzle em si temos sempre uma ou mais área onde peças soltas vão flutuando e uma outra área onde poderemos guardar algumas peças para as encaixar mais tarde

Sobre como resolvemos puzzles é simples, são usadas as mesmas técnicas que mencionei no artigo acima referido. Teremos uma grande variedade de puzzles a completar e as peças dos mesmos estão a flutuar numa área reduzida de jogo. Com o botão direito do rato mantido pressionado seleccionamos uma peça e podemos arrastá-la e largá-la na posição que achemos que a mesma se encaixe, podendo também rodá-la em ângulos de 90º (com o botão direito do rato) para tentar descobrir qual a sua orientação correcta. Para além disso temos também algumas áreas onde poderemos armazenar peças de puzzle para tentar encaixá-las mais tarde.

Não é só o elevado número de peças que pode tornar um puzzle difícil. A pouca variedade de padrões e cores também dificulta bastante

Temos puzzles bastante simples com menos de 100 peças, outros bem mais complexos, como um puzzle de 1000 peças que é naturalmente mais desafiante. Mas podemos também ter algumas ajudas para os completar e isso é feito ao usar alguns hint tokens que poderemos amealhar à medida que vamos juntanto peças. Esses hint tokens podem ser utilizados para gerar uma imagem temporária fantasma do puzzle resolvido, indicar qual a orientação correcta de alguma peça que tenhamos seleccionado ou mesmo a sua localização exacta no puzzle em si. Uma diferença considerável perante o Traditional Jigsaws é que a imagem pequena de referência do puzzle completo está desactivada por defeito, mas a qualquer momento podemos activá-la sem qualquer prejuízo e mais, esta pode ser desta vez ampliada. Aliás, toda a área de jogo pode ser ampliada a qualquer momento também, recorrendo apenas à roda do rato.

Se quisermos gastar dinheiro nisso, há todo um universo de diferentes DLCs que podem ser comprados com mais conteúdo, incluindo imagens licenciadas

De resto, no que diz respeito aos audiovisuais, bom o jogo mantém o mesmo tipo de menus e backgrounds do seu predecessor, até as músicas e efeitos sonoros são os mesmos! Mas para quem compra um jogo destes não está propriamente à procura de gráficos bonitos, a apresentação é simples e bastante funcional para o tipo de jogo que é.

Desconhecida's avatar

Autor: cyberquake

Nascido e criado na Maia, Porto, tenho um enorme gosto pela Sega e Nintendo old-school, tendo marcado fortemente o meu percurso pelos videojogos desde o início dos anos 90. Fã de música, desde Miles Davis, até Napalm Death, embora a vertente rock/metal seja bem mais acentuada.

2 opiniões sobre “Pixel Puzzles Ultimate (PC)”

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.