Indo agora para a “rapidinha” mais rápida de sempre, Canabalt é um jogo indie desenvolvido por Adam Saltsman que está também disponível na PSN como um jogo Playstation Minis. Tal como os outros Minis que possuo na minha colecção digital da PSP, este foi também uma das ofertas da Sony no seu facebook pelo Natal de 2012, se a memória não me falha.
Essencialmente Canabalt é um jogo de corrida/parkour sem fim, onde o único objectivo é alcançar a maior distância possível em cada jogada. Controlamos um homem que, por algum motivo vê-se ameaçado por algo e decide atirar-se janela fora do seu prédio, começando a correr pelos terraços dos prédios vizinhos e entrando pelas janelas de outros prédios também. Enquanto vamos correndo vamos também ganhando velocidade e devemos evitar os obstáculos que nos aparecem à frente ou saltar os penhascos. Falhar um salto significa a nossa morte, embora se embarrarmos contra um caixote ou uma cadeira apenas perdemos alguma da velocidade.

E Canabalt é isto, somos largados neste nível gigantesco e sem fim, cujos obstáculos vão sendo gerados automaticamente. Os visuais são simples mas a utilização da greyscale agrada-me bastante e quando estamos nos exteriores parece que estamos num cenário de guerra futurista, ou a ser alvo de alguma invasão alienígena, pelos “mechas” e naves que vamos vendo em background. Os efeitos sonoros são bastante simples mas assentam que nem uma luva ao jogo bem a música mais acelerada que nos dá sempre pica para jogar um bocadinho mais e tentar bater o nosso record anterior, mas infelizmente com a falta de leaderboards online, este Canabalt acaba por ser mais um daqueles jogos “pick up and play” para jogar por momentos rápidos enquanto esperamos pelo autocarro ou pela nossa vez no dentista.
Mas uma curiosidade que me agradou neste Canabalt foi o facto de alguém ter convertido oficialmente este jogo para a Commodore 64, algo que depois até teve direito a um lançamento físico e tudo. Pelo que vi por aí, parece-me que fizeram mesmo um óptimo trabalho!
Muito bom o seu site. Acabei de conhecer mas gostaria de pedir mais posts sobre Master System, ele fez muito sucesso aqui no Brasil. Recomendo jogar alguns jogos exclusivos do Brasil, como As Férias Frustradas do Pica-Pau, Castelo Rá-Tim-Bum e Sítio do Pica-pau Amarelo,além de versões oficiais de Street Fighter e Mortal Kombat 3.De resto seu site é muito bom, continue assim.
Oi Jean!
Se clicares no link “Colecção” algures no menu principal no topo da página, poderás ver os jogos de Master System que eu tenho e os que ainda me faltam escrever. Neste meu blog, apenas escrevo sobre os jogos que tenho na colecção e por muito que gostaria de escrever sobre esses jogos da Tectoy, não o vou fazer pelo menos enquanto não os tiver comigo 🙂
De resto muito obrigado pelas palavras e volta sempre!