Phantasy Star Fukkokuban (Sega Mega Drive)

O artigo de hoje é mais uma super rapidinha pois uma vez mais o que trago cá é uma mera conversão de um jogo que já cá analisei no passado. Aliás, isto nem sequer é uma mera conversão, mas sim exactamente o mesmo Phantasy Star da Master System, mas num cartucho de Mega Drive. Isto é possível porque a Mega Drive possui o processador da Master System (Z80) como um co-processador, o chip gráfico (VDP) tem um modo de compatibilidade de Master System e no hardware de som da Mega Drive, o PSG da Master System está também incluído. Isto é a razão pela qual acessórios como o Master Base Converter são mesmo apenas meros adaptadores de forma a que a Mega Drive consiga ler os cartuchos da Master System (e cartões Sega Card no caso do primeiro modelo).

Jogo com caixa e manual, versão exclusiva japonesa

Existe ainda algum mistério por detrás deste lançamento. Aparentemente começou por ser um prémio de um concurso promovido pela própria Sega no Japão, concurso esse que acabou por ter uma receptividade maior que a Sega estava à espera. Assim sendo, algures durante o ano de 1994, a empresa nipónica acabou por lançar para o mercado de retalho um número algo indeterminado de unidades deste jogo. Portanto este é um título que comprei apenas por mero coleccionismo, visto que sou um grande fã da série Phantasy Star. É um lançamento exclusivo japonês, pelo que a versão que aqui temos está inteiramente nessa língua. No entanto, a versão original Sega Mark III (Master System japonesa) acaba por ser superior a esta versão Mega Drive. Isto porque a Mark III recebeu, apenas no Japão, um acessório chamado FM Sound Unit. Isto é uma expansão com um chip de som adicional, com modulação FM e vários canais de som. O Phantasy Star japonês suporta este sistema de som e essa banda sonora é muito superior. Apesar de a Mega Drive ter também um chip de som com modulação FM, esse é incompatível com o que tinha sido lançado antes, o que é uma pena, pois isso poderia eventualmente significar que as nossas Mega Drive poderiam reproduzir som FM dos jogos Master System que o suportam (e ainda são uns quantos!).

Desconhecida's avatar

Autor: cyberquake

Nascido e criado na Maia, Porto, tenho um enorme gosto pela Sega e Nintendo old-school, tendo marcado fortemente o meu percurso pelos videojogos desde o início dos anos 90. Fã de música, desde Miles Davis, até Napalm Death, embora a vertente rock/metal seja bem mais acentuada.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.