Bowling (Mattel Intellivision)

Depois da minha estreia na Intellivision com o Basketball, decidi avançar para o jogo seguinte que tenho na colecção e que, tal como os restantes, veio em conjunto com a consola que comprei algures em Maio. Este Bowling infelizmente veio sem caixa, mas felizmente trouxe o manual, pois os seus controlos são absurdamente complexos, mas já lá vamos.

Jogo com manual e folhas plásticas para inserir nos comandos

Ora este jogo usa todos os botões que o comando da Intellivision possui. Para além do disco e dos botões numéricos, o jogo utiliza também os seus quatro botões laterais. Mas vamos por partes. Mal comecemos o jogo este pergunta-nos que tipo de partida queremos, se bowling ou spares, algo que é seleccionado com os botões 5 ou 6. Em seguida devemos introduzir o número de jogadores (1 a 4, através dos botões respectivos) e posteriormente o tipo de pavimento (essencialmente o nível de dificuldade de 0 a 10, com os botões numéricos respectivos). Segue-se o peso da bola que queremos usar, também através dos botões numéricos e por fim se o jogador é esquerdino ou destro (botões 8 e 9 respectivamente). Depois de escolher todas estas opções que seria muito mais fácil fazer com um d-pad e um único botão facial, lá somos finalmente largados na partida. Basicamente todos estes botões numéricos são apenas utilizados nesta fase inicial de escolha do tipo de jogo e restantes parâmetros. Durante as partidas em si deveremos utilizar os outros botões, sendo que a única excepção é o botão 0 que nos permite ver o restante da pontuação.

Comando com folha plástica inserida e que nos explica minimamente os controlos

Ora e quando começamos o ecrã apresenta-nos uma perspectiva lateral com o jogador, a parte inicial da sua pista e uma bola de bowling pronta a ser usada. No centro, em cima, vemos uma representação dos número de pinos que teremos de abater. Começamos então por primeiro agarrar a bola ao pressionar para cima no direccional. O passo seguinte é, com os botões laterais da esquerda do comando, posicionar a nossa personagem. De seguida devemos manter pressionado o botão lateral direito inferior (o tal assinalado como aim na folha de plástico que inserimos no comando) até à direcção para a qual queremos lançar a bola. Uma vez largado o botão a personagem começa a se movimentar pelo ecrã e é nessa altura que devemos usar o direccional para definir algum efeito na bola. E é isto… repetir toda esta sequência em cada jogada e tentar obter a melhor pontuação possível. Existe ainda um botão adicional (lateral direito superior) que é utilizado para loft. Isto é um efeito adicional que poderemos definir no momento em que o jogador está mesmo prestes a lançar a sua bola, já com o braço em baixo.

Os botões numéricos são apenas utilizados para definir os parâmetros iniciais

A nível audiovisual é um jogo também bastante simples, como seria de esperar. Nada do outro mundo a nível de efeitos sonoros que são básicos e graficamente também é muito minimalista. Temos a tal vista lateral da nossa pista enquanto nos preparamos para lançar a bola mas assim que esta é atirada, o jogo muda para uma perspectiva frontal aos pinos, onde poderemos ver, de forma algo lenta, o movimento da bola e os pinos que eventualmente deitaremos abaixo.

É aqui onde preparamos tudo na jogada: posicionar o jogador, definir a direcção de lançamento e eventuais efeitos

Portanto este Bowling é um jogo bastante simples na sua apresentação mas com controlos desenecessariamente complexos uma vez mais. No entanto até que recebeu algums críticas interessantes na época por ser uma simulação mais realista do desporto quando comparado com o mesmo jogo da Atari para a sua 2600. Ainda assim, a sua jogabilidade poderia ser muito mais simplificada se se tivesse usado um setup de controlo mais conveniente.

Desconhecida's avatar

Autor: cyberquake

Nascido e criado na Maia, Porto, tenho um enorme gosto pela Sega e Nintendo old-school, tendo marcado fortemente o meu percurso pelos videojogos desde o início dos anos 90. Fã de música, desde Miles Davis, até Napalm Death, embora a vertente rock/metal seja bem mais acentuada.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.