Pois é, recentemente comprei uma Mattel Intellivision com uma série de jogos e hoje que os ia finalmente experimentar é que me deparo que a consola estará avariada. Não sei se sequer se a consola liga ou se simplesmente não dá imagem… a ver se a mando reparar um dia destes. Entretanto recorri então à emulação para experimentar os jogos que vieram com a consola. Esperem portanto por uma série de vários artigos muito rápidos nos próximos 2/3 dias onde irei explorar cada um destes jogos. E vamos começar com um de desporto, o Basketball, produzido pela própria Mattel em 1979!

Apesar de o jogo possuir a licença da NBA, este é muito minimalista no seu conteúdo. Afinal podemos jogar apenas uma partida com duas equipas genéricas: a da casa e a visitante. Não há qualquer referência a nomes de equipas nem de jogadores. E este é também um jogo exclusivamente para dois jogadores, pelo que como o joguei sozinho não deu muito para aproveitar todas as suas (poucas) capacidades.
Mas vamos começar pelos controlos. Caso não saibam, a Intellivision é uma consola com dois comandos já embutidos na mesma e os comandos são… especiais. Um disco serve como d-pad e acima temos toda uma série de botões numéricos, quase como o teclado de um telefone! Cada jogo traz uns plásticos para se inserirem na zona dos botões, com figuras que ilustram a funcionalidade de cada botão. Pela foto que disponibilizei acima, dá para entender que temos 2 botões de remate, um de bloqueio e nove botões de passe, para as diferentes zonas do campo. Ora isto é a meu ver desnecessariamente complexo pois acertar ao certo para onde queremos passar exige alguma práctica. Mas sendo este um jogo exclusivamente para dois jogadores, também não tinha grande oposição do CPU e mesmo quando este conseguia ter a posse de bola, passados os 24 segundos que o segundo jogador teria para concluir o seu ataque a partida é interrompida e a bola passa novamente para a minha posse.

Graficamente é um jogo muito minimalista também. O campo de basquete é apresentado com uma perspectiva lateral e os jogadores são sprites também monocromáticas e minimalistas, tal como era habitual em videojogos desta época. No entanto a escolha de cores é também um pouco confusa. A equipa da casa joga com a cor vermelha, enquanto a visitante joga com cores verdes. No entanto, o atleta controlado pelo jogador da equipa visitante é preto, enquanto o da equipa da casa é também verde, num tom ligeiramente mais claro. Acredito que para o segundo jogador isto se torne demasiado confuso! No que diz respeito ao som esperem por efeitos sonoros extremamente simples e algum ruído para o público.
E cá fica o primeiro artigo de uma série de jogos da Intellivision. (NBA) Basketball é uma versão extremamente simplista do desporto, com controlos desnecessariamente complexos devido ao excessivo número de botões que o comando da consola possui.



3 opiniões sobre “Basketball (Intellivision)”