Batman (Nintendo Entertainment System)

Tempo de voltar à NES para mais um clássico: a adaptação do filme Batman de 1989, o primeiro realizado por Tim Burton, colocando Michael Keaton no papel do super herói e Jack Nicholson como Joker, o eterno super vilão. Naturalmente que não faltaram pretendentes para adquirir os direitos para produzir adaptações para videojogos, ficando os mesmos distribuídos por diferentes empresas. Os britânicos da Ocean ficaram com as adaptações para computadores, desde o DOS, Spectrum, Commodore, MSX, etc. A Data East ficou com os direitos para uma adaptação arcade e por fim a Sunsoft ficou com os direitos para consolas domésticas e portáteis. Daí resultaram 4 jogos diferentes entre si: esta versão NES que cá trago hoje, outra para a Gameboy que foi lançada na mesma altura, e uma outra para a Mega Drive lançada em 1990, que planeio analisar em breve. O outro é uma versão para a PC-Engine. O meu exemplar foi-me oferecido por um amigo a quem bastante agradeço.

Jogo com caixa e manual, infelizmente a caixa já viu dias bem melhores

O jogo tenta seguir de forma mais ou menos fiel os locais do filme, passando pelas ruas escuras de Gotham, a fábrica de produtos químicos da Axis, entre outros, entretanto culminando na catedral de Gotham, onde o confronto final com o Joker se desenrola. O jogo em si é uma mistura de sidescroller  de acção em 2D com plataformas, na medida em que teremos vários inimigos para enfrentar, mas ocasionalmente também alguns desafios interessantes de platforming – já sei onde o Super Meat Boy foi buscar a inspiração para as serras nas paredes! O Batman pode atacar os inimigos com os seus punhos, mas também através de outras armas, com munições limitadas e que podem ser apanhadas através de power ups. Destas temos os tradicionais batarangs, ou outros projécteis com diferentes padrões de disparo. Claro que alguns resultam melhor que outros em certas situações!

Wall jumping? Não estava a contar.

Agora para a parte do platforming… bom, o Batman aqui mexe-se como o Ninja Gaiden, podendo saltar de parede em parede, em vez de usar o seu gancho. Mas confesso que até prefiro assim! No entanto, e apesar deste ser um jogo desafiante, não é tão impiedoso quanto o Ninja Gaiden. Aqui também temos uma barra de vida, que pode ser restabelecida ao apanhar os power ups com a forma de corações – pena que não sejam tão abundantes quanto isso! Outros power ups servem apenas para aumentar a nossa pontuação. De resto convém referir que cada nível está dividido em diferentes secções, sendo que na última temos sempre um boss para defrontar, seja um vilão da DC Comics, seja uma máquina, como uma sala armadilhada.

No final de cada nível temos sempre um boss para enfrentar…

A nível audiovisual é um jogo muito interessante. Isto porque dentro das limitações técnicas da NES, os níveis até que estão bastante detalhados entre si. E sendo o Batman uma criatura nocturna, os níveis são todos nocturnos, pelo que esperem sempre cores mais escuras e não uma paleta muito colorida. Mas se por um lado os gráficos são bons tendo em conta as limitações técnicas da NES e do próprio design da personagem, as músicas essas são excelentes. Aliás, como tem sido bastante habitual nos clássicos da Sunsoft, as músicas possuem quase sempre um papel de destaque.

…e uma pequena cutscene entre cada nível

Este Batman é então um jogo de acção muito interessante para a NES. Mais um grande título trazido pela Sunsoft, que não se ficou apenas por este Batman, pois logo em seguida lançaram o Return of the Joker, cuja versão Game Boy eu tenho, mas a versão NES é tecnicamente ainda mais impressionante!!

Sobre cyberquake

Nascido e criado na Maia, Porto, tenho um enorme gosto pela Sega e Nintendo old-school, tendo marcado fortemente o meu percurso pelos videojogos desde o início dos anos 90. Fã de música, desde Miles Davis, até Napalm Death, embora a vertente rock/metal seja bem mais acentuada.
Esta entrada foi publicada em NES, Nintendo com as etiquetas . ligação permanente.

Uma resposta a Batman (Nintendo Entertainment System)

  1. Pingback: Batman (Sega Mega Drive) | GreenHillsZone

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.