Originalmente este artigo nem era para incidir neste jogo, mas visto que o terminei ainda ontem, é melhor ir escrevendo enquanto as memórias estão frescas. Este artigo é portanto a segunda parte da análise à The Orange Box para PC, mais precisamente para a primeira “expansão” de Half Life 2, o Episode I. Este Episode surgiu algures em 2006, sendo o primeiro de uma trilogia anunciada pela Valve, para dar continuidade à história de Half-Life 2. Visto a tecnologia, os modos de jogo e a jogabilidade serem practicamente idênticos ao jogo original, este será um artigo mais curto.
A história começa logo após o final de Half Life 2, com Gordon Freeman e Alyx Vance bem no centro da City 17 em risco de colapsar. O resto do jogo vai incidir muito na cumplicidade entre o jogador e Alyx, de modo a conseguir sair da cidade e ficar em segurança. E essa é a grande mudança do jogo original para este novo episódio, isto porque em cerca de 2 terços do jogo Gordon Freeman está apenas munido da sua gravity gun, precisando do auxílio de Alyx para derrotar os inimigos, ou mesmo para resolver alguns puzzles. Nos últimos capítulos já temos acesso ao arsenal completo e o jogo passa a ter mais acção, incluindo uma missão de escolta, algo que sempre me desagradou. Outra das features deste Episode One é a inclusão de comentários da equipa que desenvolveu o jogo ao longo dos cenários.
Este artigo é realmente curto, assim como o próprio episódio que me levou cerca de 2 horas a completar, pelo que não há muito mais a dizer. A nível gráfico e som, as características mantêm-se. Irei em seguida experimentar o Episode Two, pois tal como o Half Life 2 original, este episódio também terminou num cliff hanger, deixando expectativas elevadas para o episódio seguinte.
Ando para comprar esta Orange Box de PC há imenso tempo mas ainda não me decidi a fazê-lo. Bom, pelo menos os textos aqui vão dando uma ajuda na decisão. 🙂
Nos sites do costume vais encontrando a bons preços!
Mas olha que tens é de criar conta no steam, é gratuito e tal, mas pode ser um inconveniente se não queres ter conta lá.
Nope, não é problema, é algo que teria de fazer eventualmente.
Deixa-me dizer-te que o Episódio 2 é muito superior ao 1. Tem mais puzzles, mais acção, mais tensão e cenários mais abertos. Não deixa de ser Half Life, mas está muito bem conseguido.
Já postei uma review do Jet Set Radio no meu blog. Só me chateia ser ainda maior que a do Dark Messiah. Acho que sou mesmo mau a fazer resumos 😛
O portal é óptimo. Diverte-te 😀
Agora não tenho tido muito tempo para jogar, ainda vou nos primeiros capítulos do Episode Two e parece-me que tens razão. 🙂
Mais tarde leio essa review.
Pingback: The Orange Box (PC) – Parte 3 – Half Life 2: Episode Two | GreenHillsZone